Prefeitura encerra vacinação em escolas da rede particular com 4,2 mil doses aplicadas

Saúde
05/12/2022 11h31

Manter o esquema vacinal completo para assegurar mais proteção à saúde. Esse tem sido um dos objetivos das ações de vacinação mantidas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a exemplo da vacinação nas escolas e creches da rede particular.

De outubro a dezembro, nas 56 escolas que se cadastraram para receber o serviço, a SMS aplicou 4.191 doses de vacinas - contra covid-19, influenza e imunizantes de rotina -, destinadas a crianças e comunidade escolar, como pontua Aline Guimarães, coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE).

“Foi uma parceria satisfatória, principalmente no que diz respeito ao reforço da proteção e conscientização sobre a importância de manter o cartão atualizado. O calendário de vacinação seguiu com cada vez mais adesões”, disse.

Para demonstrar interesse em participar, as escolas preencheram um formulário disponível no site da Prefeitura de Aracaju e receberam um fluxograma para o alinhamento da estratégia dentro do espaço escolar, tudo para que a ação pudesse ocorrer de acordo com as orientações técnicas da área.

De acordo com Aline Guimarães, o calendário deve retornar em 2023. “As instituições iniciaram o período de férias escolares e, por esse motivo, as próximas estratégias serão estabelecidas e divulgadas somente no ano que vem”, conclui.

Pontos de vacinação
A Prefeitura de Aracaju possui salas de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as quais disponibilizam as doses preconizadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Além de outras estratégias, como relata a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro.

“Nós ressaltamos que, além da estratégia de vacinação nas escolas e creches das redes municipal e particular, a Saúde de Aracaju disponibiliza outros pontos de imunização, como UBSs, vacinação nos shoppings aos sábados, com doses contra covid-19 e pólio, parcerias entre secretarias em ações entre outras iniciativas para que a população consiga ter acesso a esse importante meio de proteção da saúde”, frisa.