Aracaju compartilha com Maceió modelo exitoso de gestão de serviços urbanos

Serviços Urbanos
07/12/2022 16h58

Na manhã desta quarta-feira, 7, em continuidade à visita técnica para troca de experiências de gestão entre as Prefeituras de Aracaju e de Maceió, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) promoveu um novo encontro com o coordenador-geral de Supervisão de Fiscalização da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) da capital alagoana, Chrystiano Pereira Lyra.
 
Na ocasião, foram apresentadas as iniciativas e resultados referentes à administração dos cemitérios públicos e ao trabalho de resgate de animais de médio e grande porte em vias urbanas. 

No setor administrativo do Cemitério São João Batista, no bairro Ponto Novo, o representante recebeu explicações acerca da criação e funcionamento do sistema de controle automatizado, implementado pela Prefeitura de Aracaju a partir de ferramentas de georreferenciamento. Além disso, foi realizada uma visita guiada às instalações físicas do espaço, assim como do Cemitério Helena Bandeira, na Atalaia. 

“Com mais este encontro, fica a sensação de reconhecimento, uma vez que, desde 2017, a Prefeitura de Aracaju vem investindo nestes espaços públicos, adotando um sistema seguro, com todos os dados/informações de gavetas para melhorar o controle e consulta do aracajuano sobre seus entes sepultados. Prova disso é que, mesmo diante de um aumento de demandas durante a pandemia, o São João Batista não teve a sua capacidade de sepultamento afetada”, enfatiza o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.  

Já na sede do Centro de Apreensão de Animais, localizado no bairro 18 do Forte, Chrystiano conheceu um pouco da rotina dos profissionais envolvidos na atividade, assim como os métodos de tratamento, alojamentos e demais estruturas utilizadas nos cuidados com os animais que chegam ao local.  

“Nosso intuito esteve pautado em mostrar o porquê desse ser um dos serviços mais relevantes, prestados pela Emsurb, no sentido de contribuir, simultaneamente, para o bem-estar físico dos cidadãos e dos animais resgatados, contribuindo assim para que este mesmo resultado positivo chegue a outras gestões, gerando um benefício maior, claro, à comunidade”, pontua o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento, Bira Rabelo, que acompanhou as visitas. 

Para Chrystiano, o compartilhamento de informações, bem como os serviços e métodos de logística repassados, garantiram conhecimentos essenciais e que devem resultar em iniciativas significativas para a capital alagoana. 

“Vir aqui e amadurecer nossas ideias foi realmente muito proveitoso, pois estão sendo levadas boas experiências que, mais tarde, resultarão em algumas modificações positivas na Prefeitura de Maceió, implementando todas as coisas boas que estão acontecendo em Aracaju, a exemplo da gestão dos cemitérios, do trabalho feito pelo Centro de Apreensão de Animais e na limpeza urbana”, comenta.