Prefeitura inicia última etapa da Prova de Leitura para o ano letivo 2022

Educação
12/12/2022 17h27

Como mais uma ação utilizada para fortalecer a alfabetização na capital, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), iniciou nesta segunda-feira, 12, o 4º e último ciclo da Prova de Fluência Leitora nas Escolas de Ensino Fundamental (Emefs), para o ano letivo 2022.
 
As avaliações seguem até a próxima sexta-feira, dia 16, são aplicadas a alunos do 2º ao 6º anos e visam diagnosticar o nível de leitura de cada estudante, para que sejam trabalhadas estratégias a favor de um melhor desempenho nesta habilidade.

Para realizar a prova, cada aluno é direcionado à sala da direção ou coordenação, um aplicador acompanha a leitura deste através de fichas com sílabas, palavras e texto, e registra o nível de leitura em que o estudante se encontra.
 
Desde a penúltima etapa, as escolas fazem a gravação e armazenamento do áudio no Sistema Municipal de Acompanhamento da Aprendizagem de Aracaju (SIMAAju), plataforma desenvolvida pelos Departamentos de Tecnologia da Informação (DTI) e de Educação Básica (DEB) da Semed.

Coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Francisco da Silva, no bairro Lamarão, Tanielly Farias afirma que a unidade de ensino tem feito um trabalho de busca ativa e campanha informativa sobre a Prova de Leitura, para alertar as famílias sobre a importância do aluno não faltar à escola, principalmente, nos dias das avaliações.

"A expectativa para o diagnóstico final é obter sucesso no desempenho dos alunos ao decorrer do ano. Esta avaliação de leitura tem sido um termômetro muito bom para diagnosticar a aprendizagem dos estudantes porque a partir da leitura conseguimos percebê-los se desenvolvendo melhor, já que quando ele não está 'ok' nisso, demora mais para entender o conteúdo didático e demora mais para desenvolver outras habilidades", ressalta a coordenadora.

A diretora da Emef Dom Vicente Távora, Silvia Falcão, destaca os resultados percebidos pela equipe escolar em relação à Prova de Leitura. "Este momento se faz importante para podermos acompanhar a evolução na aprendizagem entre uma avaliação e outra. Em todos os ciclos notamos o desenvolvimento da maioria dos alunos, como esperado, de acordo com o trabalho desenvolvido durante todo o ano letivo", afirma.