Com a implementação de novos serviços, emprego de novas tecnologias, constante atualização de procedimentos e preparação das equipes, a dinâmica na prestação de serviços da Defesa Civil de Aracaju avança. Nesse sentido, o órgão, vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), investe, de maneira sistemática, em cursos e capacitações que favoreçam a atuação da equipe no enfrentamento às situações adversas.
Somente neste ano, houve participação de agentes da Defesa Civil em, aproximadamente, 16 cursos e capacitações, dos quais 11 ocorreram na modalidade online e 5 na modalidade presencial. Entre eles estão os cursos ofertados pela Escola de Administração Pública (ENAP), através da plataforma Escola Virtual Gov.
De acordo com o secretário da Defesa Social, tenente-coronel Silvio Prado, a Defesa Civil de Aracaju tem mantido o fluxo de capacitações desde 2017, o que reflete no bom desempenho das funções do órgão na capital.
"Todos os cursos de prevenção, preparação, resposta e recuperação de desastres foram feitos pela Defesa Civil, em convênio com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. A partir da bagagem adquirida durante os cursos e a prática durante os eventos adversos pelos quais já passamos, conseguimos ter uma expertise, com reconhecimento de aplicação de Boas Práticas em Defesa Civil, por parte do Departamento Nacional", destaca o secretário.
Segundo o coordenador-geral da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, o acompanhamento dos conteúdos tende a alinhar as ações das Defesas Civis Municipais, diante de possíveis eventualidades.
"Todos que entram na Defesa Civil, hoje, são orientados a fazer os cursos básicos, como é o caso dos cursos sobre prevenção, gestão de risco, mapeamento e monitoramento, que são pré-requisitos para a participação em outros, no âmbito federal. Isso é fundamental para que possamos nivelar os conhecimentos de todos que atuam na esfera municipal", explica.
Para o agente de defesa civil Marcus Macedo, os cursos contribuem para o aprimoramento dos processos. "Essa contribuição ocorre de forma administrativa e operacional, assim como para o melhor entendimento do papel da Defesa Civil na atuação diante de situações de vulnerabilidades e riscos, do papel do órgão no âmbito municipal, do planejamento estratégico frente aos desastres", considerou.
Referência
Aracaju, por meio da Defesa Civil, além de ser reconhecida pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR), na campanha ‘Construindo Cidades Resilientes', também foi reconhecida pelo Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil como ‘Exemplo de Boas Práticas', pela formação e implementação de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs).
Esse reconhecimento garantiu ao órgão municipal espaço para o compartilhamento de métodos de implementação e manutenção dos Núcleos Comunitários, além das atividades de prevenção, mitigação, resposta e recuperação, em meio aos conteúdos fornecidos pela Escola Virtual Gov para capacitação das Defesas Civis de todo o Brasil.
O secretário Silvio Prado ressalta a participação da Defesa Civil de Aracaju no curso online de montagem de Nupdecs. "Ministramos um dos módulos desse curso disponibilizado na plataforma, compartilhamos a nossa experiência e, dessa forma, auxiliamos outros estados e municípios com referências para a formação de núcleos em suas comunidades", salienta.
Também neste ano, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania integrou o curso de Instrução de Nivelamento de Conhecimentos, voltado ao combate de Incêndio Florestal, realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. A ação aconteceu no Departamento de Ensino, Pesquisa e Instrução 1º de Outubro, do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), para formação de alunos da Força Nacional.
Nos dias 17 e 20, o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania apresentou o módulo de Sistema de Comando de Incidentes (SCI) para mais de 65 alunos de Sergipe e de outros estados, que participaram do nivelamento na capital sergipana.
Simulado de campo
A Defesa Civil de Aracaju também participou do simulado de resposta a incidente com múltiplas vítimas, promovido pela Força Nacional do SUS, na capital sergipana, no mês de setembro. A atividade foi desenvolvida no Kartódromo Emerson Fittipaldi, localizado na Orla da Atalaia, com a participação de diversos órgãos.
A ação integrou o curso de formação do Sistema de Comando de Incidentes, realizado em todo o Brasil com o objetivo de fortalecer a atuação do setor da saúde, de forma articulada com os demais atores estratégicos, para atendimento às ocorrências.
Cursos
Entre os principais cursos realizados pelas equipes do órgão, estão o de Proteção e Defesa Civil: Introdução à Política Nacional (Curso 1); S2ID - M0: Acesso ao Sistema; S2ID - M1: Usuário Municipal - Registro e Reconhecimento; S2ID - M2: Solicitações de Recursos para Ações de Resposta; Proteção e Defesa Civil: Atuação no Âmbito Municipal (Curso 2); Gestão de Risco (Curso 3); e Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico.
Além disso, houve participação no curso S2ID - M2: Usuário Municipal - Prestação de Contas das Ações de Resposta; S2ID - M1: Usuário Federal - Registro e Reconhecimento; GADE - Grupo de Apoio a Desastre; Análise Detalhada da Ampliação de Finanças Sustentáveis Subnacionais por meio de Títulos Temáticos; ETSP - Curso Especial para Embarcação de Serviço Público; SAR005 - Curso Básico de Busca e Salvamento; GNSS - Sistema Global De Navegação por Satélite; Seminário de mitigação aos efeitos das chuvas; Curso de Operação de Gestão de Desastres.