Aracaju firma parceria com MPSE e MPT para incentivar vacinação contra pólio

Saúde
13/12/2022 14h39

Com o objetivo de incentivar a divulgação na mídia e conscientizar sobre a importância da vacinação contra a poliomielite, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Secretaria (SMS), assinou nesta terça-feira, 13, um Termo de Parceria capitaneado pelo Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT), realizado com a colaboração do Conselho Estadual de Educação e da Sociedade Sergipana de Pediatria (Sosepe).

Intitulada “Seu filho está protegido? Vacine contra a pólio”, a ação fomenta junto à sociedade em geral informações para que toda a população se conscientize da importância desta vacinação. Em Aracaju, a SMS já aplicou 26.826 doses da vacina contra poliomielite, o que corresponde a 82,63% do público-alvo. Esta campanha segue ativa, enquanto houver estoque da vacina ou atingir a meta recomendada pelo Ministério da Saúde, de 95%, que é estimada em 32.464 crianças.

O diretor jurídico da SMS, João Vitor Burgos Mota, representou na solenidade a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, e reforçou que é de extrema importância a colaboração e união dos órgãos da sociedade para que, em conjunto, conscientizem os pais ou responsáveis a levarem seus filhos para se vacinarem contra a poliomielite.

“A SMS vem realizando várias ações de mobilização para aumentar a cobertura vacinal contra a poliomielite, como a vacinação de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde, vacinação nas escolas e creches municipais, e também nas escolas particulares da capital, vacinação nos três shoppings do município, aos sábados, e também foram realizados dois dias de intensificação aos sábados para mobilização geral na capital. E mesmo com todas essas estratégias ainda não conseguimos chegar na meta do Ministério da Saúde”, explica. 

Segundo o Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, o MPSE coloca toda sua relevância institucional, todo seu conceito na sociedade no sentido de estimular essa importante conscientização da campanha de vacinação contra a poliomielite. 

“Eu fico muito feliz com a assinatura deste termo de compromisso de responsabilidade. Não podemos esquecer ou descuidar do aspecto humano de cada um de nós, porque somos instrumentos de justiça e o respeito à vida e à saúde precisam ser priorizados, ainda mais de crianças, que são o futuro do Brasil. Um futuro que começa agora, no presente, com o resguardo dos seus direitos e cidadania. Parabenizo a todos e faço questão de reafirmar o pedido do Conselho Nacional do Ministério Público, no sentido de não deixar cair os números de indicadores vacinal”, enfatiza.  
 
De acordo com a promotora de justiça Lilian Carvalho, foi verificado que a Saúde de Aracaju tem realizado várias estratégias para conseguir a meta de vacinação, e mesmo com todas as ações o índice ainda não foi atingido.
 
“Pensamos nessa união para proteger ainda mais nossas crianças, que é dever de todos, família, comunidade, sociedade e poder público. Os pais são os primeiros cuidadores, mas cabe a todos nós cuidar das crianças, patrimônio da humanidade. A vacinação é um direito assegurado na Constituição, no artigo 227, e no Estatuto da Criança e do Adolescente, no artigo 14, que assegura o direito da criança ser vacinada. O MP apoia a vacinação por razões técnicas, científicas, e através desta ação estamos fazendo um apelo de conscientização dos pais, responsáveis e a população em geral da importância da vacinação contra a poliomielite”, reforça.

Para a médica pediatra Ana Jovina Barreto, esta assinatura foi um marco de união para a sociedade. “Espero que juntos possamos conseguir o aumento desta cobertura vacinal contra a poliomielite. Estamos trabalhando fortemente para mudar este panorama, e que as crianças sergipanas não corram o risco de voltarem a ficar em uma cadeira de rodas, ou falecer por uma doença prevenível”, alerta.

Participaram do ato de assinatura o diretor jurídico da SMS, João Vitor Burgos Mota representando a secretária Waneska Barboza; o Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto; as promotoras do MPSE, Maria Lilian Mendes, Alessandra Pedral e Talita Cunegundes; a médica pediatra Ana Jovina Barreto; o assessor Jurídico da SMS, Vitor Alpino; a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro; e a área técnica do Programa Saúde da Criança da SMS, Cerisa Bonfim.