Prefeito Edvaldo é homenageado pela Marinha com a Medalha do Mérito Tamandaré

Agência Aracaju de Notícias
14/12/2022 13h29

O prefeito Edvaldo Nogueira foi homenageado, na manhã desta quarta-feira, 14, pela Marinha do Brasil, com a Medalha do Mérito Tamandaré. Considerada como uma das mais importantes condecorações do país, a honraria foi entregue ao gestor da capital, durante a cerimônia militar alusiva ao Dia do Marinheiro, como forma de reconhecimento à Prefeitura de Aracaju pelos relevantes serviços prestados aos aracajuanos, em parceria com a instituição. A solenidade, realizada na Orla da Atalaia, também foi marcada pela inauguração do monumento em homenagem ao Almirante Tamandaré, patrono da Marinha, que foi instalado no local.


“Estou muito feliz e me sinto muito honrado com essa homenagem. A Prefeitura tem uma grande parceria com a Capitania dos Portos de Sergipe, seja no âmbito educacional, seja no cuidado com a cidade e com os aracajuanos, e receber este reconhecimento da Marinha, através dessa medalha, é motivo de muito orgulho. É uma honra, e, acima de tudo, é uma responsabilidade ainda maior com a população aracajuana e com a Marinha do Brasil”, destacou o prefeito elencando, entre ações que foram realizadas pela Prefeitura em parceria com a instituição, o balizamento do rio Vaza-Barris, na Orla Pôr do Sol, a entrega dos kits de alimentação escolar para os alunos da rede municipal durante a pandemia, ações de cunho social em escolas do município e o enfrentamento às manchas de óleo nas praias de Aracaju, no final de 2019.

Edvaldo também ressaltou a importância da cerimônia e da homenagem realizada ao Almirante Tamandaré. “É fundamental que a gente entenda o papel de cada um no passado para construir um presente melhor. Então, essa homenagem ao marinheiro, patrono da Marinha, que foi um grande brasileiro e ajudou na independência, combatendo o bom combate e ajudando a construir as Forças Armadas do Brasil, é de grande relevância. Nos tornamos uma grande nação graças a esses homens, que durante suas trajetórias deram contribuições importantes para o país. E para que possamos construir um futuro para a nossa população, precisamos olhar para o passado. Pessoas como o Almirante Tamandaré e como outros brasileiros devem ser lembradas, sempre”, frisou o gestor.

Ao entregar a medalha para o prefeito, o vice-almirante da Marinha, Humberto Caldas, disse que a condecoração “é um reconhecimento à ajuda que a Prefeitura tem dado à nossa Capitania dos Portos, que precisa das autoridades civis”. “Nossas ações são voltadas para a população e precisamos da ajuda do Estado, do Município, da polícia, dos bombeiros, entre outras entidades para colocá-las em prática. Então, foi um reconhecimento ao nosso prefeito e à Prefeitura, pela importante parceria, fortalecida nos últimos anos”, expressou o vice-almirante, que comanda o 2º Distrito Naval.

Com relação à estátua, o vice-almirante explicou que a iniciativa também integra as celebrações pelos 200 anos de independência do Brasil e que Aracaju foi escolhida para fazer parte da lista de cidades que foram agraciadas. “A história do Almirante Tamandaré faz parte dos últimos 200 anos. Ele foi importante para a manutenção do nosso território unido, não houve separação como ocorreu na América Espanhola, e foi sua participação, aos 15 anos, neste processo que culminou na união deste país continental que temos hoje”, reiterou.

Medalha
Além do prefeito Edvaldo, também foram condecorados com a Medalha do Mérito Tamandaré a senadora Maria do Carmo, a Assembleia Legislativa de Sergipe, representada pelo presidente, deputado estadual Luciano Bispo, e o desembargador José Artêmio Barreto. Criada em 20 de agosto de 1957, a Medalha do Mérito Tamandaré é destinada a agraciar autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços, na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil.