Gestores da Saúde visitam UBSs para verificar organização e atendimento

Saúde
14/12/2022 15h31

Com o objetivo de verificar a organização e o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ouvindo as demandas dos usuários e buscando soluções que melhorem ainda mais a qualidade no atendimento, a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde (DVAS), Taise Cavalcante, acompanhada de equipe técnica, visitou nesta quarta-feira, 14, as UBSs Lauro Dantas Hora, no bairro Bugio e Onésimo Pinto, no bairro Jardim Centenário. 

“Temos uma rede de Atenção Básica composta por 45 unidades com muitos serviços importantes para a população que utiliza o SUS de Aracaju. Essas visitas nos aproximam dos usuários, de suas demandas e auxiliam na elaboração de novas estratégias para tornar o serviço cada vez melhor para os aracajuanos”, explica Taise Cavalcante. 

Rede de Atenção Primária 
A Reap é a porta de entrada para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju. Por meio das Unidades, o cidadão tem acesso a serviços como marcação de consultas e exames, procedimentos de enfermagem, vacinação, testagens rápidas, dispensação de medicamentos, preservativos e contraceptivos, além de ofertar programas voltados à saúde da criança, adolescente, adulto e idoso. 

“A equipe técnica da SMS, nas visitas, verifica questões estruturais, de fluxos, com os gerentes e profissionais, mas também ouve os usuários a respeito da marcação de consultas, funcionamento de entrega de insumos ou até mesmo como eles são orientados pelos servidores. Esse feedback faz com que a equipe possa focar nos problemas e tentar resolver cada um deles, garantindo um serviço de mais qualidade”, enfatiza. 

Reforma
Na UBS Onésimo Pinto, que passou recentemente por uma reforma, a gestão vistoriou o projeto e dialogou com usuários. “Aqui foi recuperado o telhado, onde foi realizada a reposição de telhas metálicas, que estavam danificadas pelas ações do tempo e vandalismo, e toda a estrutura física da Unidade, aumentando em mais um consultório de dentista. Ouvimos as sugestões, observamos que os serviços estão fluindo, e os pequenos ajustes que precisam ser feitos já fazem parte do  planejamento estratégico da SMS”, reforça Taise.

A usuária da UBS Onésimo Pinto conversou com a diretora, elogiando a reforma e também a iniciativa das visitas as Unidades. “Acho muito importante essas visitas para ver de perto as demandas necessárias e nos ajudar para que tenhamos um serviço ainda melhor”, afirma dona Lúcia Alves.