Prefeitura programa última avaliação diagnóstica ao ano letivo 2022

Educação
14/12/2022 15h50

Nos próximos dias 20 e 21 de dezembro, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realiza a Avaliação Diagnóstica de saída do ano letivo de 2022. As provas serão aplicadas a cerca de 18 mil alunos do 2º ao 9º anos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) da rede.

Esta iniciativa visa nortear o redirecionamento de projetos e ações pedagógicas por parte das unidades escolares, a fim de exercerem um trabalho cada vez mais eficaz, e de bons resultados, em suas intervenções. A partir dos dados obtidos, as estratégias para a aprendizagem já efetivadas serão avaliadas e ajustadas para os próximos passos da rede.

“As provas acontecerão em dois dias. Os alunos do segundo e terceiro ano fazem no dia 20 a prova de Língua Portuguesa e no dia 21 a prova de Matemática. Os estudantes a partir do 4° ano fazem as duas avaliações em uma única data. Nós estamos finalizando a entrega e conferência de todos os envelopes de prova para garantir que todas as turmas tenham à disposição uma estrutura de cadernos de prova e de cartão de resposta para que tudo ocorra bem na data da realização das avaliações”, explica o diretor de Educação Básica da Semed. Evilson Nunes. 

De acordo com Evilson, esta etapa da avaliação diagnóstica norteará as intervenções pedagógicas do próximo ano letivo. Esta é a terceira Avaliação Diagnóstica promovida este ano pela Prefeitura: a primeira foi a prova de entrada, realizada no mês de março, durante a primeira semana de aula; a segunda foi a de percurso, que aconteceu em julho.

“Nesta avaliação de dezembro, nós faremos um apanhado de tudo que foi trabalhado durante o ano para verificar o nível de aprendizagem do aluno ao término do ciclo em que ele se encontram. A primeira avaliação visou identificar como o aluno se encontrava no início do ano letivo. A avaliação no final do primeiro semestre mensurou as dificuldades, o nível de aprendizado com relação aos conteúdos e habilidades do primeiro semestre letivo e agora é o compilado do ano, para que a gente mensure como o nosso trabalho teve impacto na aprendizagem dos alunos em 2022”, pontua Evilson. 

A rede municipal de ensino de Aracaju tem baseado todas as decisões em evidências adquiridas através das avaliações de aprendizagem dos alunos, sejam as avaliações de leitura do 1° ao 5° anos, sejam as provas de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática aplicadas com os alunos do 2º ao 9º anos.

“A partir desses resultados, geramos as políticas de formação e de investimento em áreas específicas para que nosso objetivo de garantir a aprendizagem de cada aluno matriculado nas escolas da rede municipal tenha êxito. Somente com essa base de evidências empíricas, nós conseguimos direcionar as ações para aquelas áreas em que os alunos apresentam maiores dificuldades. Como estamos no final do ano letivo, estamos trabalhando para consolidar os dados da avaliação no menor tempo possível e apresentaremos inicialmente para os gestores escolares e em seguida para todos os professores”, complementa Evilson.