Prefeitura e Conselho Municipal promovem Conferência Livre de Saúde

Saúde
14/12/2022 15h55

Nesta quarta-feira, 14, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, realizou a Conferência Livre de Saúde de Aracaju, com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia”.
 
O evento foi realizado no auditório da Escola Municipal Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, e teve como público-alvo foram conselheiros municipais e locais, além de usuários do Sistema Único de Saúde.

Área técnica do Controle Social da SMS, Luiz Cláudio Barreto Soares explica que essa Conferência é uma etapa que antecede as Conferências Locais de Saúde, que serão realizadas em 2023.

“As conferências locais serão iniciadas no dia 7 de fevereiro e vão até o dia 23 de março, com a realização de seis a oito conferências locais por semana. Serão 45 conferências locais, uma por unidade básica. E no final de março, teremos a 12ª Conferência Municipal para debater as propostas elaboradas nas etapas locais”, detalhaou.

Conselhos Locais
Núbia Santana Bispo, secretária da mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde de Aracaju e coordenadora das Conferências de Saúde do município, afirma que a reunião também teve como objetivo incentivar a retomada dos Conselhos Locais e, com isso, fortalecer a Saúde Pública.

“Durante a Conferência Livre buscamos debater assuntos para fortalecer a participação dos conselheiros locais em seus bairros, em suas comunidades. Com a pandemia, infelizmente, vimos a participação popular diminuir e a retomada dessa representação é o que buscamos hoje, aqui. Provocamos discussões e elaborações de propostas para que no próximo ano possamos promover uma Conferência Municipal de Saúde forte, com boas propostas para o SUS, como ocorreu em 2019”, afirmou.