Prefeitura capacita professores sobre avaliação nas aulas de Educação Física

Educação
15/12/2022 14h01

Na manhã desta quinta-feira,15, a Secretaria Municipal da Educação (Semed), através da Coordenadoria de Educação Física e Esporte (Coefesp), promoveu a segunda etapa do curso de formação para professores de Educação Física da rede.  Com o tema "Avaliação nas aulas de educação física escolar”, o objetivo deste curso é qualificar os professores deste componente curricular para a avaliação motora que será realizada com os alunos da rede municipal. 

O evento, que ocorreu no Auditório Antônio Vieira Neto, é um segmento do primeiro seminário com os professores de educação física, em que o tema da avaliação motora foi discutido de forma teórica. Agora, o mesmo tema é abordado de forma prática, preparando os profissionais para a aplicação da avaliação. 

“Os professores de Educação Física tiveram uma primeira formação há alguns meses e, a partir daquela ação, foi se buscando um aprofundamento e estamos hoje ofertando este curso e, posteriormente, será distribuído um material específico para as escolas, para que o conhecimento adquirido nesta formação possa ser aplicado em todas as unidades de ensino fundamental", afirma o diretor do Departamento de Educação Básica (DEB), Evilson Nunes. 
 
Segundo Evilson, com essa iniciativa, a Semed dá mais um passo para que a formação esteja plenamente direcionada e alinhada à prática pedagógica de cada componente curricular. "Este é um passo essencial para que a gente some todos os esforços para um único objetivo, que é a recomposição da aprendizagem dos alunos,” 

A Semed realizou a compra de kits para a aplicação da avaliação de desenvolvimento motor, os quais serão distribuídos para as escolas municipais de ensino fundamental (Emefs). O coordenador de Educação Física e Esporte da Semed, José Robson dos Santos, ressalta a importância desta avaliação para o desenvolvimento dos alunos. 

“O aluno que tem seu desenvolvimento motor pleno, no espaço de tempo correto, consegue absorver de maneira mais eficiente os assuntos expostos em sala de aula. As escolas obterão esses kits para que o professor de educação física avalie os alunos do ponto de vista do desenvolvimento motor, detecte quais alunos possuem algum atraso e trabalhe esse problema para que ele possa de maneira satisfatória responder aos conteúdos das demais disciplinas”, explica.

O curso de formação em avaliação na educação física escolar está sendo bem recebido entre os professores e obtendo uma alta adesão. A professora de educação física da rede, Airlan Cajé, explana sua satisfação com o curso. “Este conjunto de formações contribui muito para nós profissionais da educação física, pois deste modo refletimos mais sobre o tipo de avaliação que trabalhamos com os nossos alunos. Para mim, as falas da primeira formação e desta, onde estamos trabalhando mais a prática do processo letivo, estão sendo muito proveitosas. Espero que esses momentos continuem acontecendo com palestrantes bons até o final do curso”, destacou.

Para o secretário da Educação, professor Ricardo Abreu, que participou da abertura da formação, os professores de educação física desempenharam um importante papel no ano de 2022, no auxílio à recomposição da aprendizagem dos estudantes, prejudicada pela pandemia de Covid-19.

“Os professores de Educação Física são muito articulados em prol de alguns objetivos, tanto de rede quanto da própria categoria. O ano de 2022 foi extremamente importante para a recomposição da aprendizagem dos estudantes da rede e estes profissionais foram fundamentais para isso. Neste ano, devido à necessidade de os alunos estarem o maior tempo possível em sala de aula, precisamos adiar alguns eventos, como os Jogos Escolares. Mas todos esses projetos, planejados e pensados com tanto carinho por essa categoria, serão reavaliados e postos em prática para o ano letivo de 2023”, explana o secretário. A formação segue até esta sexta-feira, 16.