Prefeitura realiza 10º Fórum Perinatal e discute assistência ao Pré-Natal

Saúde
15/12/2022 16h21

Para discutir práticas sobre o acolhimento às gestantes, fomentar a promoção à saúde e compartilhar experiências sobre a assistência, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou, nesta quinta-feira, 15, o 10º Fórum Perinatal no auditório da SMS.

O evento, organizado pela Rede de Atenção Primária (Reap), através do Programa Saúde da Mulher e o Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), abordou o tema ‘Assistência ao Pré-Natal’, como explica a enfermeira e técnica do Programa Saúde da Mulher, Maria das Graças Nunes.

“Reunimos representantes de instituições, acadêmicos, profissionais de saúde, maternidades entre outros setores da sociedade, para que juntos pudéssemos discutir as formas de captação, acolhimento e vinculação das usuárias do SUS que precisam iniciar o pré-natal. É um espaço importante de debate e construção, com o objetivo de aprimorar cada vez mais esse importante serviço”, disse.

Palestras
A programação foi iniciada com um vídeo sobre o funcionamento da Maternidade Santa Isabel, e logo após, houve a palestra sobre atendimento ao Pré-Natal de risco habitual na Rede de Atenção Primária, ministrada pela enfermeira e área técnica da Reap, Andréia Braga de Oliveira.

“Esse é um tema muito importante que trata da chegada da gestante à Unidade Básica de Saúde, que vai desde a captação pelos agentes comunitários de saúde até os encaminhamentos necessários, para que ela possa ter o melhor atendimento possível junto aos profissionais que irão acompanhá-la”, conta.

Já a enfermeira especialista em ginecologia e obstetrícia que atua no Centro de Acolhimento e Atenção a Saúde da Mulher de Aracaju (CAASM), Wilma Ramos Varjão, tratou sobre o atendimento pré-natal de alto risco na rede de Atenção Primária.

“Abordamos a importância do pré-natal e a rede especializada, enfatizamos o fluxo e o acompanhamento compartilhado. Trouxemos informações sobre quais casos necessitariam de atendimento diferenciado, no que diz respeito aos possíveis fatores de risco da gestação, como hipertensão, diabetes, enfim, esclarecemos sobre os possíveis casos de urgência”, explica.

Outro tema discutido foi o protocolo de atendimento/acolhimento à gestante na Maternidade Santa Isabel, ministrado pelo enfermeiro, mestre e especialista em Terapia Intensiva, Max Oliveira Menezes.

“O Fórum Perinatal contribui para o fortalecimento da rede materno infantil. A temática que abordamos divulga a proposta de acolhimento e atendimento à gestante no Hospital Maternidade Santa Isabel e também agrega muito por ser uma maternidade referência no Estado, onde atendemos o público de Aracaju e região circunvizinha. É preciso divulgar as nossas intenções enquanto instituição, qual é a rotina, o protocolo assistencial, para que tanto a atenção básica quanto outras maternidades de baixo risco possam entender e dessa forma fortalecermos a rede de assistência à saúde”, finaliza.

A agente de saúde Jaqueline Souza, que atua na UBS Adel Nunes, no bairro América, elogiou o evento e ressaltou a importância dos assuntos abordados. “Fiquei muito satisfeita em participar, principalmente pela atualização que conseguimos ter das informações, que refletirão no nosso trabalho junto às usuárias, nesse período tão especial que é a gestação”, conta.

Ainda durante o evento, o público participou de um momento acolhedor com a participação do Sonos no SUS.