Criança Feliz: famílias assistidas recebem visita de equipes local e nacional

Agência Aracaju de Notícias
15/12/2022 17h04

Para colocar em prática as lições da “Capacitação do Programa Criança Feliz: Guia para Visita Domiciliar e Cuidados para o Desenvolvimento da Criança”, que está sendo realizada junto à Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias) e Ministério da Cidadania desde o último dia 12, a equipe do Programa Criança Feliz (PCF) na capital sergipana, sob a gerência da Prefeitura de Aracaju, visitou, nesta quinta-feira, 15, no bairro Santa Maria, as famílias das crianças atendidas.

A oportunidade serviu para que as equipes do Ministério da Cidadania pudessem conhecer a realidade local dessas crianças, além de garantir que os profissionais que atuam junto ao PCF no município possam executar as atividades apreendidas durante o curso, de modo a assegurar um serviço ainda melhor para essa população.

“De uma forma geral, nas visitas domiciliares, para as práticas realizadas durante o curso, a gente aprendeu como orientar os cuidadores e recebemos recomendações para garantir o desenvolvimento das crianças. A ação amplia a forma de observar a interação entre criança e cuidador, pois orientamos a família sobre brincadeiras que fortaleçam esse vínculo. Vamos sugerir a essas famílias outras brincadeiras e atividades que utilizem objetos que podem ter em casa. Não necessariamente precisam comprar brinquedos para poder brincar com a sua criança. A gente pretende observar e responder adequadamente aos sinais da criança orientando a família através de recursos e de materiais”, explicou a supervisora do PCF de Aracaju, Nayana Souza.

Segundo a coordenadora-geral de formação e disseminação da informação da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, Cleidionice Gonçalves, essa capacitação traz um diferencial, que são as atividades práticas e o treinamento diretamente com as famílias que são beneficiadas pelo programa, fazendo disso “uma oportunidade que o profissional tem de colocar em prática tudo que está aprendendo em sala de aula”.

“Nós estamos tendo a oportunidade de acompanhar a coordenação estadual do Programa Criança Feliz, na capacitação dos municípios aqui de Sergipe que são aderidos ao programa. Essa capacitação é considerada introdutória e obrigatória para profissionais que realizarão visitas domiciliares. Nessa capacitação a gente trabalha o método Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC), que busca o fortalecimento parental e que vai apoiar o visitador no seu trabalho diário para fortalecer ainda mais os vínculos familiares e habilidades de cuidado dos cuidadores por todo esse país e em especial aqui em Aracaju e nos municípios aqui de Sergipe”, disse Cleidionice.

Para a coordenadora estadual do PCF, Kelly Bignardi, a ação realizada hoje serviu para que os supervisores do programa pudessem adquirir uma experiência maior e, assim, aplicá-la nas visitas domiciliares, focando no atendimento às famílias com crianças na primeira infância, inscritas no CadÚnico; famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC); e famílias com gestantes inscritas no CadÚnico

“Esse momento é muito importante, porque estamos realizando a prática com todos os cursistas que estão fazendo a capacitação, que possui metodologia definida e que é realizada em vários estados, tendo como objetivo fazer com que os profissionais apliquem o método CDC. Com isso, os profissionais passam a ter a vivência na prática com a ida aos domicílios, fazendo tudo que aprendeu durante a semana. A Secretaria está realizando a ação aqui em Sergipe, com apoio da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, fundamental para os técnicos municipais, uma capacitação que é novidade para nós aqui do estado”, destacou.

Fortalecimento dos veículos familiares
Uma das visitadoras do programa, em Aracaju, há quase dois anos, Beatriz Andrade considerou a capacitação como novidade a ser aplicada na sua rotina de trabalho, o que pode melhorar ainda mais a atuação das equipes.

“É muito aprendizado e são coisas que a gente vê no dia a dia, que podemos trazer para nossas crianças. Brincadeiras nas quais podemos utilizar qualquer coisa que o cuidador tenha em casa, para fazer com que o aprendizado da criança seja melhor. Isso muda muito pra mim, é algo totalmente diferente do que a gente vinha trazendo antes, melhorou bastante. É um conhecimento que vamos levar para o resto da vida. O que é mais satisfatório, é a gente chegar na casa das famílias e ver aquela mãe e criança recebendo a gente com todo amor e carinho, vendo que vamos levar para ela uma coisa que resultará no crescimento dessa criança. Eu estou amando participar dessa capacitação”, declarou.

Ketily Barbosa, mãe de Heitor Tawan, uma das famílias atendidas pelo programa no loteamento Paraíso do Sul, afirmou que participa do programa há seis meses e que sempre recebe visitas que apresentam atividades lúdicas para o pequeno 

“O pessoal entrega trabalhos e produz brinquedos com as crianças aqui. Eu me sinto acolhida com uma ação como essas, porque é um apoio pra gente, um apoio que garante um futuro melhor para meu filho que logo, logo fará três anos de idade”, comentou.

Já Érica Fernanda conta que se inscreveu no programa após ouvir relatos de amigos a respeito dos benefícios do PCF. Desde então, ela recebe visitas domiciliares que tem transformado a sua relação com a filha através das metodologias aplicadas pelas equipes.

“Várias pessoas disseram que o programa era bom, que receberíamos visitas em casa para saber sobre a criança. Gostei da ideia, me inscrevi e o pessoal veio na minha porta, saber se eu tinha criança, agora já vai fazer um ano que estou sendo atendida pelo pessoal. Eu sou uma pessoa que gosta de brincar com minha filha, mas eu não tenho noção de todas as brincadeiras que podem ser realizadas e, além de conselhos que recebi do pessoal, foram apresentadas atividades para mim que me ajudaram bastante”, disse.