Conselho Municipal da Educação empossa mais duas conselheiras honorárias

Educação
15/12/2022 18h06

Sob emoções e aplausos, na manhã desta quinta-feira, na Biblioteca Pública Epifânio Dória, o Conselho Municipal da Educação de Aracaju (Conmea) promoveu sessão solene para posse de duas novas conselheiras honorárias. Foram tituladas as professoras Marieta Barbosa Oliveira, ex-secretária da Educação de Aracaju entre os anos 1998 a 2000, e Fabiana Araújo, coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Francisco, localizada no bairro Lamarão.

O título de conselheiro honorário foi instituído com o objetivo de homenagear personalidades que se destacam pelos relevantes serviços prestados à educação local. Nesta sessão, em caráter excepcional, foram entregues os títulos referentes aos anos de 2021 e 2022.

Além das posses, o Conmea prestou homenagem a outras três personalidades pelo reconhecimento à contribuição de seus trabalhos para com a educação da capital: à professora Maria José Guimarães, ao professor Manoel Humberto Gonzaga Lima e, à professora Isabel Cristina da Silva (in memorian), esta representada por sua filha Verônica Santos da Silva.

Reconhecimento

Secretário da Educação de Aracaju e presidente de honra do Conmea, o professor Ricardo Abreu fez a abertura oficial da sessão. Segundo ele, quando duas colegas, professoras, como as novas conselheiras, são empossadas,  há uma manifestação muito pura de carinho de todos aqueles que fazem parte da rede, em reconhecimento à excelência do trabalho dessas profissionais.

"Para mim, testemunhar o que está acontecendo na manhã de hoje é um momento muito especial porque se traduz para além das burocracias e das questões de natureza formal, mas em uma grande manifestação de afeto e reconhecimento que a rede pública municipal de ensino de Aracaju presta a essas duas professoras", expressa o secretário Ricardo Abreu.

Presidente do Conmea, Núbia Lira descreve as homenagens como um momento simbólico de reconhecimento ao legado conquistado por tais educadores e trabalho realizado em prol da educação na capital sergipana.

"Este evento tem um papel muito importante para essas pessoas que vivem a vida docente, marcando o trabalho realizado por professores em diversos locais e patamares, em prol da educação de qualidade. É um evento que homenageia, tantos representações das secretarias municipais, quanto de quem realiza o ofício educacional nas escolas e nas comunidades", destaca Núbia Lira.

Fabiana Araújo explicou o sentimento de gratidão e muita emoção em receber a homenagem. "Sempre fui aluna de escola pública e estou há 20 anos na Emef Sérgio Francisco. Já fiz parte do Conmea e do Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Para mim, é uma alegria poder receber esse reconhecimento pelo meu trabalho, que dedico a todos os meus alunos, colegas de trabalho, pais dos estudantes e comunidade do Lamarão, principalmente, nas pessoas de dona Livânia e sr. Cícero. Agradeço também a todos do Conmea e parabenizo os demais homenageados", declara Fabiana. 

Sobre o Conmea

O Conmea foi criado pela Lei 1.430, em 6 de dezembro de 1988. O Conselho é um órgão colegiado e integrante da Secretaria Municipal da Educação (Semed), com o papel de participação no acompanhamento da política educacional desenvolvida no município.

O Conselho foi um dos primeiros, de âmbito educacional, a surgir no Brasil, tendo como objetivo o desenvolvimento de funções normativas, consultivas, deliberativas e de mobilização social. Em 1995, o órgão passou a ter normas próprias em relação à organização e funcionamento das escolas, através da Resolução nº 8, de dezembro daquele ano. Com a Resolução nº 03/98, o Conmea passou a legislar sobre a vida escolar dos alunos, planejando e orientando atividades relacionadas ao sistema municipal de ensino.