Construção de novas praças garantirá mais lazer no bairro Santa Maria

Obras e Urbanização
16/12/2022 09h40

Com o objetivo de ampliar as possibilidades de esporte e lazer para a população, a Prefeitura de Aracaju realiza a reurbanização e construção de nova praça no Santa Maria, na zona Sul da capital.

No bairro, a gestão municipal investe R$ 1,5 milhão para erguer as duas áreas de convivência, a partir de recursos contratados junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), responsável pela execução do projeto, finaliza a implantação de piso e meios-fios. Posteriormente, fará a pintura dos pisos, instalações de mais brinquedos do parque infantil e plantio do gramado.

“A obra está andando em um ritmo satisfatório, e sabemos que praças são equipamentos muito importantes para a população, porque elas garantem o direito à cidade, a convivência em comunidade, possibilitam que as crianças brinquem, façam atividades lúdicas, que os adultos possam acompanhar o desenvolvimento de seus filhos e netos e façam exercícios físicos também. Realmente reúne virtudes muito valiosas para a sociedade e, por isso, se tornam muito ligadas à afetividade das pessoas. Estamos trabalhando para ampliar essas possibilidades para os moradores do Santa Maria”, destaca Sérgio Ferrari, secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb.

Primeira infância

Os projetos de reforma e construção das praças foram elaborados em uma concepção que valoriza a primeira infância, incluindo a perspectiva de bebês, crianças, pais e cuidadores nos espaços urbanos, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços oferecidos nas cidades.

Os dois espaços de convivência serão equipados de parque infantil, aparelhos de ginástica ao ar livre, paisagismo e áreas verdes, além de acessibilidade e iluminação em tecnologia LED.

Na primeira praça, o processo de reurbanização envolve, também, a quadra poliesportiva, que está sendo toda reestruturada. Na segunda, está sendo construída uma horta comunitária, cercada por um gradil, para estimular o cultivo de plantas entre os moradores da região.