Serviço de Atendimento Domiciliar de Aracaju é premiado pelo Ministério da Saúde

Saúde
16/12/2022 12h28

Nesta sexta-feira, 16, o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), ofertado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), recebeu o Prêmio de Boas Práticas em Atenção Domiciliar, em um evento realizado pelo Ministério da Saúde (MS), em Brasília.

Em comemoração aos 11 anos de atuação do Programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde, e com o objetivo da homenagear e reconhecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam na desospitalização de pacientes internados, por meio da continuidade do acolhimento humanizado em ambiente domiciliar, foi realizado um concurso, e 122 municípios participaram enviando um vídeo para representar o serviço e a experiência exitosa do SAD.

Das participantes, Aracaju (SE), Queimadas (PB), Teotonio Vilela (AL), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS) foram as cidades premiadas pelo Ministério da Saúde por fazerem a diferença no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência (Reue) da SMS, Claudia Pardo, a finalidade do Melhor em Casa não é só reduzir o tempo de internação, mas sim humanizar o processo, ofertando mais conforto para o paciente, envolver os familiares no processo de humanização, essa é a marca do SAD - Aracaju.

“No vídeo feito do SAD – Aracaju, mostramos a prática da busca ativa nas Urgências, atendimento em área rural e urbana, oferecendo uma carteira de serviços, dos mais simples aos mais complexos, com grande nível de satisfação dos profissionais, usuários e familiares. Este ano, o serviço contabiliza 714 solicitações, com 334 altas, 73 óbitos e 52 pacientes que continuam em atendimento. Foram registradas 255 recusas por não corresponder aos critérios do programa”, explica a coordenadora.

Solenidade

Participaram da solenidade de premiação, representando o SAD - Aracaju, a coordenadora do SAD, Elizabete Silva e o assessor técnico da (Reue), Yuri Belchior, que reforçou o momento de grande honraria para todos os profissionais do SAD. “O prêmio legitima o trabalho desenvolvido pelos profissionais da Saúde de Aracaju e reafirma o objetivo proposto pelo programa, que é assegurar uma assistência qualificada e cada vez mais humanizada para os pacientes que necessitam do serviço”, enfatiza.

Serviço de Atendimento Domiciliar
O SAD é um serviço composto por equipes multidisciplinares, que conta com médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros e fisioterapeuta, além de uma equipe multiprofissional de apoio com nutricionista, fonoaudióloga, assistente social, fisioterapeuta e psicóloga para os casos de reabilitação aguda.

Para ter acesso, se o paciente estiver hospitalizado, a unidade hospitalar faz a solicitação. Já para as demandas advindas da rede de atenção primária, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizam a solicitação e, em todos os casos, a equipe multidisciplinar realiza visitas aos usuários para avaliação.