Projeto Defesa Civil nas Escolas alcançou 58 turmas da rede municipal

Defesa Civil
19/12/2022 16h39

Tornar a capital sergipana cada vez mais resiliente está entre os objetivos da Prefeitura de Aracaju, conforme definido em seu Planejamento Estratégico. Através de ações desenvolvidas pela Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), e também de maneira intersetorial com os demais órgãos, a gestão municipal atua junto às comunidades para promover ação preventivas e de conscientização sobre o papel de cada cidadão nesse processo.

Nesse sentido, com o projeto Defesa Civil nas Escolas, o órgão, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), potencializa seu alcance, contribuindo com a formação cidadã de crianças e adolescentes, que integram as turmas de 7º ano da rede pública municipal de ensino. No seu primeiro ano em execução, a iniciativa contemplou 19 escolas, somando a participação de 58 turmas.

A atividade estimula a construção de uma cultura preventiva, mudança de hábitos e contribui para a estruturação de uma cidade preparada para enfrentar adversidades. Durante as palestras, os agentes da Defesa Civil de Aracaju exibem para os alunos quatro vídeos embasados nos cinco pilares do órgão: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, além de explanar sobre os canais de atendimento e esclarecer dúvidas.

De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, o conteúdo trabalhado por meio do projeto está baseado na prevenção de riscos, de modo que os alunos possam se tornar mais conscientes e, dessa forma, contribuir para a diminuição de impactos e desastres.

"São conhecimentos amplos para que essas crianças e adolescentes se tornem adultos mais resilientes e com a noção sobre como cada um interfere no meio onde vive. Esse conteúdo estratégico indica, dentre outras coisas, sobre como proceder para não aumentar os riscos na comunidade, por exemplo apresentando os impactos provocados pelo descarte irregular de lixo, que influencia nos alagamentos das ruas", explica o secretário.

O secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, enfatiza a relevância da atividade para a formação cidadã. "Nós entendemos que a formação do indivíduo para a cidadania plena perpassa, necessariamente, por pensar os problemas e as soluções da cidade onde ele vive. Neste sentido, nós queremos expressar aqui em nome de todos os alunos, professores, gestores escolares e das famílias aracajuanas que tiveram seus filhos envolvidos nesse projeto, o mais sincero e profundo agradecimento e reconhecimento aos profissionais da Semdec, que desenvolveram esse importante projeto junto à Secretaria Municipal da Educação de Aracaju", destaca.

Com objetivo de contemplar, prioritariamente, escolas localizadas em regiões com áreas de risco, o projeto teve a sua primeira apresentação, realizada no dia 13 de junho, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Laonte Gama da Silva, localizada no bairro Santa Maria.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, houve ampliação para outras regiões, pela grande aceitação e relevância do conteúdo. "Inclusive, considerando que para os alunos de 7º esse assunto é transversal à didática e conteúdo programático dedicado à faixa etária, no respectivo nível escolar", ressalta Robson Rabelo.

Vídeos

Os vídeos podem ser acessados através do canal da administração municipal, no Youtube:

Vídeo 1: https://youtu.be/gL05ofhujdE
Vídeo 2: https://youtu.be/wz_10T18g1g
Vídeo 3: https://youtu.be/RM0C3PpGakg
Vídeo 4: https://youtu.be/2zd3uXKMC-Q