Prefeitura realiza última Prova Diagnóstica de 2022 da rede municipal de ensino

Educação
20/12/2022 15h44

Com o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos para o redirecionamento de ações pedagógicas, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), deu início à Avaliação Diagnóstica de saída do ano letivo de 2022. O primeiro dia de provas ocorreu nesta terça-feira, 20, com aplicação para 684 turmas e cerca de 18 mil alunos, do 2º ao 9º anos, de todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) da capital.

Esta é a última prova formativa do ano letivo e acontece até esta quarta-feira, 21. As avaliações foram elaboradas e estão sendo aplicadas pela Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF),  que entrega a cada aluno um caderno de prova e um cartão de resposta.

A primeira prova diagnóstica da rede em 2022, a avaliação de entrada, foi aplicada no mês de março, durante a primeira semana de aula; já a segunda foi a de percurso, aplicada em julho. O secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, explica que este foi um ano de retomada para a rede municipal de ensino, após dois anos de pandemia mais intensa, nos quais os alunos da rede tiveram que assistir suas aulas e participar das atividades pedagógicas de forma remota.

"O ano de 2022 se abriu com uma série de desafios para a recomposição da aprendizagem, precisando ser enfrentada de forma intensa e contundente. A partir dos dados das avaliações diagnósticas traçamos uma série de estratégias, como a formação continuada dos educadores e a distribuição de materiais estruturados, com o Programa Educaju. Portanto, este momento é muito especial, já que os dados obtidos desta avaliação de saída nos mostrarão onde logramos êxito e o que precisará ser visto de forma mais cuidadosa em 2023, com alunos preparados para aprender, evoluir nos estudos e ter sucesso na vida", ressalta o secretário.

Trabalho firmado
A equipe gestora da Semed e técnicos do seu Departamento de Educação Básica (DEB) visitaram escolas da rede no começo da manhã, a fim de orientar e acompanhar o andamento da aplicação das avaliações diagnósticas. Diretora da Emef Núbia Marques, do bairro Coroa do Meio, Rogéria Barbosa conta que este primeiro dia ocorreu de forma tranquila e destaca a importância destas avaliações para o trabalho educacional da rede.

"Estas provas são de suma importância para que nós, que trabalhamos nas unidades de ensino, possamos formatar estratégias para melhorar os índices de aprendizagem das crianças. Foram dois anos de pandemia intensa, em que houve uma defasagem da aprendizagem, mas com estas avaliações estamos conseguindo verificar onde cada um de nós precisa melhorar", explana a diretora.

A secretária-adjunta da Educação de Aracaju, Maria Antônia de Arimatéia, que também visitou unidades de ensino neste primeiro dia, conta que a aplicação das avaliações, em modo geral, tem sido tranquila e bastante proveitosa.

“Está bonito ver as turmas mostrando o extrato do nosso trabalho e que nossos alunos do 1º ano já estão lendo, que já temos turmas do 2º ano totalmente alfabetizadas, e que estudantes das turmas do 3º ao 5º anos, na sua maioria, já leem com fluência. Isso é gratificante e fruto do trabalho que foi realizado durante todo o ano, na perspectiva da recomposição da aprendizagem. Todas as escolas têm demonstrado uma estrutura bastante sólida e organizada e as equipes gestores, professores e famílias estão de parabéns. A frequência da prova está muito boa e os alunos na escola”, pontuou Maria Antônia.
 
De acordo com o diretor de Educação Básica da Semed, professor Evilson Nunes, o momento é de conclusão de um ciclo iniciado em março, quando a rede municipal de ensino optou por trabalhar a recomposição da aprendizagem a partir de evidências adquiridas através de avaliações. 

“É uma ação de extrema importância para que a rede demonstre para a sociedade a aprendizagem de todos os alunos e para que os professores e gestores escolares tenham acesso a um leque de informações que permitam traçar estratégias ainda melhores para o ano letivo de 2023. O ano de 2022 se encerra com muito sucesso nesse processo de execução pedagógica e 2023 promete ainda mais com o aprimoramento de todas as estratégias adotadas neste momento”, destaca Evilson.