Prefeitura promove confraternização natalina para pessoas em situação de rua

Assistência Social e Cidadania
20/12/2022 23h00

O Natal está se aproximando. Nesta época do ano, o amor ao próximo é compartilhado por meio de gestos de solidariedade, principalmente para aqueles que vivem em situação de rua, como os usuários acolhidos pela Prefeitura de Aracaju em seu abrigo institucional, estruturado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) General Freitas Brandão, no bairro Suíssa.

Na noite desta terça-feira, 20, a unidade gerenciada pela Secretaria Municipal da Assistência Social promoveu uma confraternização natalina que reuniu pessoas em situação de rua acolhidas, equipes multidisciplinares do equipamento, além de parceiros, como o Projeto “Anjos da Madrugada”, da Igreja Universal.

O Freitas Brandão foi adaptado há quase dois anos para resguardar a saúde da população mais vulnerável que não tinha condições de manter o isolamento social. De acordo com a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Santana, 62 pessoas acolhidas atualmente recebem atendimento humanizado de assistentes, cuidadores e educadores sociais.

“São disponibilizados refeições diárias, produtos de higiene pessoal e limpeza, e feitas parcerias para ofertar serviços de atenção à saúde, de assistência social, esportes, lazer e inserções no mercado de trabalho. Este ano foram feitos cerca de 490 acolhimentos, na qual muitos usuários foram reinseridos no seio familiar, retornaram ao seu estado natal e outros encaminhados para a rede de atendimento de garantia de direitos. Esse momento de confraternização entre os usuários é importante porque conseguimos fazer com que eles se sintam reintegrados à sociedade trazendo esperança de dias melhores com mais amor e carinho”, destacou.

A programação contou com serviços de saúde, como testes de glicemia e aferição da pressão arterial, cortes de cabelo e unha, atendimento sociojurídico, homenagens aos usuários e aos voluntários, reconhecimento do trabalho em equipe, culto de oração e adoração, entrega de presentes e ceia natalina.

A servidora Tábata Santos é umas das profissionais que está há mais tempo no Freitas Brandão, sendo responsável pelos cuidados em saúde dos usuários. Ela conta que, somente em 2022, foram feitos cerca de 540 atendimentos médicos em parceria com o Programa Consultório na Rua e Projeto Redução de Danos, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

“É um trabalho muito importante porque acabamos nos envolvendo com as histórias, nos comovendo, e com tudo o que vivenciamos no dia a dia. É gratificante, tentamos dar o nosso melhor, apesar das dificuldades. Espero que com a chegada do novo ano eles alcancem o que desejam e sejam cada dia melhores porque eles merecem”, contou.

O vereador Pastor Eduardo Lima, integrante do Projeto “Anjos da Madrugada”, enalteceu a parceria com a atual gestão.

“O prefeito Edvaldo Nogueira e a secretária Simone nos abrem as portas através da Assistência Social com as ferramentas da linha de frente que atendem as pessoas em situação de vulnerabilidade. O trabalho que a Igreja faz com o apoio do nosso mandato na Câmara é muito importante porque aqui temos pessoas que perderam a motivação e até a vontade de viver. Através de uma ação como essa, estendemos a mão, proporcionamos uma ceia diferente. Agradecemos as portas abertas do Freitas Brandão porque a nossa missão é servir a quem precisa e isso nos inspira a fazer mais”, contou.

Acolhido há nove meses, José Pedro Faustino foi encontrado em uma abordagem pela equipe do Consultório na Rua na praça do bairro Siqueira Campos. Ele foi encaminhado ao Abrigo, que viabilizou a emissão do seu registro civil e a vacina contra a covid-19.

“Quando vim para cá, achei bom porque as pessoas nos ajudam muito, é a minha nova família. Me sinto melhor, mais seguro, longe das drogas. Participar desse momento é motivo de alegria, principalmente para mim que perdi meus pais muito cedo. Para o ano que vem, espero novidades, que Deus me abra as portas com um trabalho para recomeçar a minha vida”, refletiu.

O usuário José Carlos Jesus atuou como policial civil durante 20 anos e devido a circunstâncias da vida hoje está em situação de rua. Com os vínculos familiares rompidos, ele pôde relembrar a celebração do Natal com a nova família que construiu no Abrigo.

“Estou há três meses aqui, nunca fui tão bem tratado como sou nesse lugar. Hoje está sendo o melhor dia da minha vida, nunca mais tinha celebrado o Natal assim”, disse, emocionado.