Aracaju recebe protocolo de atenção à violência na escola produzido pela Seduc

Educação
21/12/2022 15h00

Técnicas da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) estiveram nesta quarta-feira, 21, na Secretaria Municipal da Educação de Aracaju para fazer a entrega da versão impressa do Protocolo de Atenção à Violência Praticada ou Percebida na Escola.
 
As professoras Eliane Passos, diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), e Adriane Damascena, chefe do Serviço de Projetos Escolares em Direitos Humanos da Seduc (Sepedh), foram recebidas pelo secretário Ricardo Abreu.

O protocolo será distribuído em todas as unidades de ensino do município. Também disponível em formato digital, o documento aborda os princípios da identificação dos casos de violência e enfrentamento, esclarecendo pontos como proteção, formação e intervenção, encaminhamento para a rede de apoio e proteção, e demais informações. Apresenta ainda orientações de como conhecer e identificar riscos no ambiente escolar.

“O ano de 2022 foi de muitos desafios para todas as redes do Brasil e a questão das violências nas escolas foi uma das temáticas que nós mais nos preocupamos ao longo do ano. Receber esse apoio da Seduc é, para nós, muito caro e vamos fazer questão de incorporar o material à formação continuada dos nossos professores, dos nossos gestores e, eventualmente, fazer com que os pais dos nossos alunos tenham conhecimento deste material. Nós só conseguimos garantir  que os nossos estudantes aprendam com qualidade se conseguirmos mitigar as múltiplas formas de violência que acontecem nas escolas”, destacou o secretário Ricardo.

Eliane Passos explicou que o objetivo é apoiar e contribuir com o trabalho já desenvolvido pelas redes de ensino. “Esse é o segundo município que a gente vem fazer a entrega deste protocolo como contribuição para a rede, a fim de que ela possa administrar, aprimorar e aprofundar os conhecimentos de um estudo sistematizado”, disse a diretora.