Educação de Aracaju conclui Avaliação Diagnóstica de saída do ano letivo 2022

Educação
21/12/2022 17h50

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), concluiu a Avaliação Diagnóstica de saída. Entre segunda e terça-feira, dias 19 e 20, todas as Escolas de Ensino Fundamental (Emefs) da capital estiveram engajadas na aplicação da prova, que faz parte do amplo trabalho de fortalecimento da recomposição da aprendizagem realizado pela Semed, em razão dos dois primeiros anos de pandemia e aulas remotas. 

Aplicadas a 18 mil alunos, do 2º ao 9º anos, a partir de um caderno de prova e um cartão de resposta com questões das disciplinas Português e Matemática, as avaliações fornecem subsídios em dados para nortear o planejamento das próximas ações pedagógicas. Tanto a equipe técnica da Educação de Aracaju, como gestores escolares e professores, têm se engajado neste trabalho e percebido resultados significativos.

As provas foram elaboradas e aplicadas pela Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Equipes da Semed têm acompanhado a aplicação percorrendo as unidades de ensino. 

Escolas engajadas
Assessora técnica da Coordenadoria de Ensino Fundamental  da Semed, Giselle Machado relata que houve um total engajamento das escolas e profissionais empenhados em colaborar com o processo da avaliação.
 
"Todos estavam com o mesmo propósito: acolhendo os aplicadores que chegavam em cada unidade escolar e também nos dando as condições necessárias para que este momento fluísse da maneira mais tranquila possível. Outro ponto notável foi a participação dos alunos. Percebemos uma frequência muito boa dos estudantes nesses dois dias de provas", disse. 

Diretora da Emef Ágape, do bairro Siqueira Campos, Deisevania dos Santos conta que a aplicação das provas tem ocorrido sem intercorrências e com participação de quase 100% dos alunos público-alvo da ação.

"Estamos bastante orgulhosos pela presença dos nossos alunos. Foi feita a comunicação com os pais, pelo WhatsApp ou pessoalmente, para conscientizá-los da importância dos filhos não faltarem à sala de aula, principalmente, nestas datas de prova. E este momento significa o resultado de um trabalho gradativo, realizado durante todo o ano. Hoje estamos contentes por colhermos bons resultados", expressa.

Resultados alcançados 
Diretora da Emef Papa João Paulo, do bairro Santa Maria, Silvana Santos ressalta que as ações da Semed têm sido bastante proveitosas para o ensino e o aprendizado da população aracajuana. 

"Gostaria de falar da alegria que sinto em poder participar do processo de recomposição de aprendizagem da nossa rede, principalmente pela adesão do material do Educaju, aliado à nossa prática e experiência. Hoje temos certeza que os alunos foram alfabetizados. Finalizamos este processo e vencer esta barreira de um momento tão difícil como foi a pandemia, nos deixa muito contentes", diz a diretora. 

Coordenadora pedagógica da Emef Anísio Teixeira, no bairro Atalaia, Débora Déda diz que o processo de avaliação posto em prática pela Semed ajuda bastante no diagnóstico das deficiências, faltas e dificuldades dos alunos na leitura e na aprendizagem.

"Junto às avaliações diagnósticas e provas de leitura, o material que nos foi dado e a política de tentar sanar problemas através de alocações de estagiários, que vão auxiliar estes alunos no reforço escolar, formaram um conjunto em que só estamos tendo avanços, conseguindo recuperar o tempo que nos foi tirado na pandemia", explana.