Usuários de equipamentos socioassistenciais prestigiam espetáculo natalino

Assistência Social e Cidadania
22/12/2022 23h42

Os olhares atentos não esconderam a ansiedade dos usuários dos equipamentos socioassistenciais, administrados pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, que prestigiaram, nesta quinta-feira, 22, o espetáculo “Em Busca da Magia do Natal”, promovido por uma empresa de entretenimento no Teatro Atheneu.

Em frente ao palco, crianças, adolescentes e idosos assistidos pelo Programa Criança Feliz (PCF), Abrigos Sorriso, Caçula Barreto e Nalde Barbosa, Casas Lares, Casa de Passagem Acolher, além de acolhidos pela Casa de Apoio ao Migrante (CAM), unidade do Estado a qual o Município possui parceria para o acolhimento de migrantes em situação de rua que chegam à capital sergipana, integravam a plateia.

De acordo com a secretária-adjunta da Assistência Social do Município, Selma França, no mês que antecede o dia do Natal, a pasta promove diversas ações temáticas em suas unidades de atendimento para celebrar o período, valorizando a cultura tradicional, além de proporcionar a participação dos usuários em atividades externas.

“Ao longo deste mês, nossos profissionais realizaram com muito empenho as comemorações natalinas em seus equipamentos. Desta vez, chegou a hora de reunir todos eles neste momento de culminância para confraternizarmos o período natalino, viabilizando o acesso ao lazer com diversão e muita alegria. Desta forma, conseguimos promover a inclusão social e fortalecer os vínculos familiares e comunitários em um período em que a união da família e de amigos é um dos símbolos do Natal”, destaca Selma.

De acordo com a gerente da Média Complexidade da Assistência Social do Município, Vanessa Barreto, os usuários são convidados para participar de diversas festividades com a chegada do fim de ano.

“É um momento muito importante para a rotina diária deles, de acesso ao lazer, à cultura, ao entretenimento, a partir do encanto que este período nos traz com a renovação da esperança de dias melhores. A peça teatral apresentou a relevância do amor, um momento ímpar no qual nossos assistidos viram um espetáculo maravilhoso que praticamente já está fazendo parte do nosso calendário de atividades festivas dos finais de ano”, conta Vanessa.

Assistida pelo Abrigo Nalde Barbosa há um ano e dois meses, a usuária Maria do Carmo, 84 anos, não hesitou em pedir para conhecer a atração principal de perto.

“Quis ver o Papai Noel de perto para dar um abraço nele e pedir presente. Achei bacana. O Natal representa para mim amor, paz e fraternidade. O que eu desejo para mim, desejo a todos os meus colegas”, afirma Maria, entusiasmada.

A dona de casa Priscila Conceição possui duas filhas. A pequena Isadora, de 1 ano e 4 meses, é acompanhada pelo PCF desde que nasceu. À espera do seu terceiro filho, ela também é assistida pelo “Ciranda de Maria”, projeto que assiste, orienta e empodera gestantes acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santa Maria.

“Foi encantador. Eles conseguiram interpretar uma coisa chamada união. A apresentação em si falou muito sobre a bondade, o amor ao próximo e é muito o que o Programa Criança Feliz leva para nossas casas. As visitadoras nos acolhem, levam muito amor, pedindo para sempre permanecermos unidos como família. A peça nos ensinou que quando queremos, conseguimos tendo bondade em nossos corações”, ressalta Priscila.