Servidores elogiam agilidade no recadastramento previdenciário

Agência Aracaju de Notícias
03/01/2023 11h45

Iniciado no último dia 12 de dezembro, a atualização cadastral dos 11.531 servidores públicos do município de Aracaju vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), tem sido elogiada pela praticidade e agilidade. O recadastramento, que pode ser realizado nos formatos virtual e presencial, segue até o dia 10 de março de 2023. 

O objetivo da iniciativa é mapear o perfil dos segurados do Instituto de Previdência do Município de Aracaju (Aracaju Previdência), além de proporcionar maior segurança na prática das gestões de recursos humanos e previdenciária.

Os segurados que preferirem realizar a atualização cadastral presencialmente deverão agendar previamente o atendimento no endereço www.agendacenso.com.br/ajuprev. O servidor pode ainda comparecer à sede do Aracaju Previdência, na avenida Desembargador Maynard, 1145, bairro Suíssa, ou entrar em contato pelos telefones (79) 4009-7857 / 98134-5277 e 99119-8596. 

Para o atendimento virtual é necessário seguir os seguintes passos: acessar o endereço www.agendacenso.com.br/ajuprev; inserir as informações solicitadas; anexar os documentos necessários; selecionar a opção “Censo Online”; e anexar uma foto (selfie). O comprovante do atendimento é o protocolo gerado pelo sistema.

A instrumentista aposentada Marlene Santos, que atuou na Prefeitura de Aracaju por 31 anos, escolheu o atendimento presencial, na sede do Aracaju Previdência. Para ela, "foi muito rápido". "O agendamento foi fácil, minha filha foi quem fez. Quando cheguei, antes mesmo da minha hora, fui atendida. É bom deixar tudo em dia, certinho”, elogia. 

O guarda municipal Gilberto Costa, que há 34 anos tem servido aos aracajuanos, também procurou o local após agendamento para assegurar que seus dados estejam corretos quanto mais se aproxima da aposentadoria.  

“Eu gostei bastante do atendimento, a turma é bem educada. Eu já estou perto de me aposentar, então é bom deixar tudo certinho para não dar problema”, diz. 

O vigilante Leovaldo Filho, 56 anos, concorda com o colega, ressaltando a agilidade na atualização cadastral e o bom atendimento prestado pelos servidores do  Aracaju Previdência. 

“É bom atualizar os dados para deixar tudo nos conformes, sem nenhum problema. Achei o atendimento ótimo, foi agendado e não demorou muito. 

A auxiliar de enfermagem aposentada Edna Santos, por sua vez, decidiu buscar o recadastramento para evitar prejuízos ao regime por conta de pagamentos indevidos. 

“Achei bem fácil agendar. Vim hoje e o pessoal é legal, todo mundo atende bem. É bom mesmo que eles façam o censo para não dar espaço aos picaretas”, afirma.