Réveillon 2023: Camarote da Acessibilidade promoverá inclusão de PcD

Assistência Social e Cidadania
28/12/2022 16h53

A praia da Atalaia será o destino dos aracajuanos e turistas que celebrarão a chegada do novo ano no Réveillon 2023, uma realização da Prefeitura de Aracaju que contará com o tradicional espetáculo pirotécnico com fogos de artifício e shows com atrações locais e nacionais.

Para garantir uma festa inclusiva, a Secretaria Municipal da Assistência social disponibilizará o Camarote da Acessibilidade, espaço destinado às pessoas com deficiência (PcD) ou mobilidade reduzida.

De acordo com a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Santana, a capacidade máxima é para 80 pessoas, ou seja, 40 PcD e 40 acompanhantes. O Camarote vai dispor de profissionais da pasta devidamente identificados que darão apoio aos usuários do início ao fim da festa.

“É um espaço onde a gente oferta conforto, segurança e comodidade para todas as pessoas com deficiência que vão curtir o Réveillon 2023 na Orla da Atalaia. A cada ano nos aprimoramos para garantir uma melhor estrutura ao nosso público. O camarote está em um local acessível, próximo a rampas de acesso, faixas de pedestres e calçadas. Cada pessoa com deficiência deve apresentar um documento com foto que comprove a deficiência e, durante todo o evento, esse espaço estará apto a receber essas pessoas", destaca a secretária.

A área exclusiva, adaptada às normas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), contará com rampa de acesso, dois banheiros, piso tátil de alerta e cadeiras.

"O Camarote está sendo construído em um espaço estratégico, de forma que seja acessível para todos. Convidamos uma de nossas colaboradoras, pessoa com deficiência, para verificar a estrutura e apresentar suas recomendações, com o intuito de garantir que no dia da festa tudo ocorra da melhor forma e tenhamos um espaço, de fato, adequado para todas as PcD de Aracaju aproveitarem o Réveillon 2023 com segurança e conforto", afirma a assessora administrativa Raphaela Rezende.

Na oportunidade, a educadora social do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) São João de Deus, situado no bairro Santo Antônio, Edineide Bastos, pessoa cadeirante, visitou o camarote e circulou no espaço para conferir a infraestrutura.

"O acesso das rampas da rua está bem próximo ao Camarote, pois a pessoa pode parar o carro na rua Bráulio Costa, desce e é só atravessar. Achei a estrutura muito boa, forte, bem segura e é muito gostoso aqui, o espaço está muito bom, identificamos alguns detalhes que precisam ser ajustados e a equipe garantiu que será feito até o dia da festa", destacou.

Para garantir a segurança do público presente no Camarote, a Assistência Social contará com o apoio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec).

Como acessar

Ao chegar no evento, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem se dirigir diretamente ao Camarote da Acessibilidade portando um documento com foto que comprove a deficiência, para o acesso ser liberado.

A via de acesso mais próxima ao espaço é a rua Dr. Bráulio Costa, no bairro Atalaia. O Camarote fica próximo à avenida Santos Dumont e ao estacionamento da Praia da Cinelândia.  

Programação
21h - Rafinha O Big Love
22h30 - Jão
00h00 - Show pirotécnico com fogos de artifício
00h20 - Diogo Nogueira
2h - Ninha da Bahia