Prefeitura realizou mais de 1.400 ações de fiscalização ambiental em 2022

Meio Ambiente
02/01/2023 08h00

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), realizou 1.409 ações de fiscalização ambiental ao longo de 2022. Esse trabalho, executado diariamente pela Diretoria de Controle Ambiental (DCA), visa acompanhar o gerenciamento da destinação de resíduos sólidos; proteger a fauna e a flora; e fiscalizar as atividades causadoras de poluição atmosférica, hídrica, sonora, do solo, de mineração, de desmatamento e que geram resíduos tóxicos, de forma a combater agressões ao meio ambiente.

Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, a Prefeitura tem cumprido seu papel, de forma exemplar, no controle e na fiscalização ambiental da capital aracajuana.

“Fazemos trabalho de orientação e de conscientização. Como sempre, os fiscais agem de forma acolhedora e bastante segura, essa tarefa é considerada essencial e foi realizada de forma efetiva, coibindo eventuais danos ambientais futuros no município de Aracaju”, frisa Alan.

Em 2022, as equipes de fiscalização ambiental mais mobilizadas foram as correspondentes aos setores de Poluição Sonora, Proteção Animal, Resíduos Especiais e Esgotamento Sanitário e Resíduos Sólidos.

Essas áreas contabilizaram 1.154 ações, o que equivale cerca de 80% de todo o trabalho de fiscalização. Neste ano, as equipes de Poluição Sonora e Proteção Animal realizaram 235 e 108 fiscalizações, respectivamente.

A fiscalização mais frequente foi na área de Resíduos Sólidos, com 574 ações. “As denúncias relativas ao descarte irregular e aos imóveis em estado de abandono são frequentes em nosso departamento. Porém, em certas épocas do ano, com o aumento das chuvas, a vegetação cresce e o surgimento de pragas urbanas também, isso faz com que as denúncias cresçam nestes períodos”, explica o diretor de Controle Ambiental da Sema, Ludwig Junior.

Em 2022, salienta o diretor, a plataforma AjuInteligente foi um meio muito eficaz no combate à poluição ambiental, "pois é um canal direto com a população, que pode realizar denúncias e chegam para nós, de forma praticamente instantânea, facilitando no processo”, frisa Ludwig.