Funcaju organiza palestra para o Dia Nacional da Fotografia

Cultura
29/12/2022 13h30

A partir da fotografia, é possível registrar momentos especiais e eternizar memórias sobre pessoas e situações. Pensando nisso, a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) realizará a palestra “Dia Nacional da Fotografia”, na Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT), de 8h às 10h, do próximo dia 6 de janeiro.

 

A palestra, aberta ao público, visa comemorar o Dia Nacional da Fotografia, celebrado em 8 de janeiro, data da chegada da primeira câmera fotográfica, o Daguerreótipo, no Brasil, em 1840. O facilitador da temática é Daniel Barboza, professor da área na EOAVT, como também  idealizador dos projetos Fotógrafo Aprendiz; Avalia Foto e Fotografia para Todos.

 

Para o professor, é uma data importante porque se comemora tanto a vinda da primeira câmera para o Brasil, trazida pelo pintor francês Hercule Florence, como também o dia do fotógrafo. “A palestra trará um pouco da história da fotografia e sobre como fazer fotos pelo celular, trabalhar com composição, fotometria, contra-luz e temperatura de cor”, explica Daniel Barboza.

 

Segundo o presidente da Funcaju, Luciano Correia, a Oficina de Fotografia com o fotógrafo Daniel Barboza é mais uma ação da Escola Valdice Teles para fortalecer essa linguagem e marcar a passagem do Dia Nacional da Fotografia. "E em breve teremos mais novidades nesta área, a partir da reinauguração da Galeria de Arte Álvaro Santos, que deve acontecer agora em janeiro”, destaca.


A EOAVT, no segundo semestre de 2022, planejou mudanças administrativas e pedagógicas para a instituição, com o intuito de trazer melhorias para a sua estrutura interna e curricular, no novo Plano de Ação. Entre as mudanças, está a implementação de cursos novos, oficinas especiais e palestras. As inscrições para o semestre 2023.1 serão abertas nas primeiras semanas de janeiro.