Prefeitura capacita ambulantes que comercializarão alimentos no Réveillon 2023

Formação para o Trabalho
30/12/2022 11h12

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), realizou mais uma turma da oficina Boas Práticas de Manipulação de Alimentos (8h), nesta quinta-feira, 29, na modalidade online, através da plataforma Google Meet, e foi destinada aos ambulantes que foram sorteados pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para comercializar bebidas e alimentos no Réveillon 2023.

A presidente da Fundat, Edivaneide Lima, ressaltou a importância dessa capacitação para os ambulantes que, em períodos festivos, conseguem obter renda extra a partir da comercialização de seus produtos alimentícios.
 
“Essa é uma oficina extremamente necessária para esse público e essa turma foi ofertada pensando nos ambulantes que foram sorteados pela Emsurb e que necessitavam da certificação que tem validade de 2 anos e é uma exigência da Vigilância Sanitária para garantir a segurança do manuseio dos alimentos”, afirmou Edivaneide.

Para a instrutora e nutricionista formada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ulhiana Menezes, o objetivo da oficina é ofertar aos comerciantes da grande Aracaju a possibilidade de revisar, aprimorar bem como elucidar possíveis dúvidas, fragilidades e receios a respeito da manipulação de alimentos.
 
“Com o retorno das festividades de fim de ano, os ambulantes se mostram preocupados com a necessidade de aprimoramento no processo de manipulação. Além disso, a capacitação também oferece um elemento diferenciado no que diz respeito à qualidade microbiológica bem como as características sensoriais”, explicou a instrutora.

Geração de renda
Ester Batista, 57, foi sorteada pela Emsurb e vai comercializar no Réveillon organizado pela Prefeitura de Aracaju pela primeira vez. Baiana, a comerciante mora em Aracaju há cinco anos e meio, e há um ano e meio é proprietária de um ponto fixo de venda de aracajé, localizado no conjunto Augusto Franco.
 
“Quero parabenizar a prefeitura que nos dá essa oportunidade de conhecimento em um curso muito bom, com uma carga horária muito boa e feito por profissionais como a nutricionista Ulhiana. Estou muito feliz por ter adquirido conhecimento de forma gratuita”, disse Ester.

Ela também elogiou a organização em todo o processo de inscrição e sorteio realizado pela Emsurb para os ambulantes que trabalharão no Réveillon. “Agora, sou uma cidadã da cidade de Aracaju e estou muito satisfeita com os eventos que são promovidos para que nós, pequenos comerciantes e ambulantes tenhamos a oportunidade de nos capacitar e trabalhar de forma eficaz e, assim, chegar ao sucesso. Então, muito obrigada e espero que 2023 a prefeitura nos disponibilize mais cursos, pois conhecimento é sempre muito bom”, disse.