Ações da Fundat garantem qualificação e geração de emprego e renda

Formação para o Trabalho
30/12/2022 15h04

Com a missão de prestar um serviço de qualidade visando a qualificação para a geração de emprego e renda do aracajuano, a Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), finalizou o ano de 2022 alcançando resultados expressivos nos programas Mais Qualificação, Mais Trabalho e Mais Renda, eixos que norteiam o planejamento e ações do órgão.

Devido à pandemia da civid-19, a Fundat precisou se reinventar e se adequar aos moldes do ambiente virtual. Com essa mudança repentina no cotidiano da população, foi necessário também ofertar os serviços da Fundação no formato digital. Todos os eixos adaptaram-se durante esse processo de modernização, facilitando a vida do cidadão.

Atendendo às necessidades durante a pandemia e pós-pandemia, as ações do programa Mais Qualificação foram ampliadas, por conta da virtualização das capacitações. Porém, o ensino presencial também teve uma retomada positiva e fortalecida.

Para a presidente da Fundat, Edivaneide Lima, este ano foi concluído com bastante empenho e competência de todos os que fazem parte da equipe. “Finalizamos o ano da melhor maneira, com as metas do planejamento estratégico atingidas e prestando serviços de qualidade para a comunidade. Agradeço a todos que cooperaram para o ano ter sido produtivo. Agora, é projetar as novas metas para executá-las no próximo ano e prosseguir ofertando o melhor para a população aracajuana”, expressa.

De acordo com os dados da Assessoria de Planejamento da Fundat (Asplandi), em 2022, quase 11 mil cidadãos foram capacitados em 260 turmas distribuídas em cursos e oficinas nas modalidades presencial e online. Além disso, o órgão ofertou 18.193 vagas em capacitações profissionais tanto no formatos virtual quanto no presencial.

A diretora de Formação e Qualificação Profissional (Dirfop), Sandra Magna Rezende, acredita que os números apresentados são resultados de um trabalho realizado em equipe. “A gente trabalha de forma ativa para impactar na vida das pessoas que são assistidas por nós. A Fundação fecha com chave de ouro nesse e outros eixos porque buscamos proporcionar o melhor para o cidadão aracajuano. Os dados mostram um trabalho árduo que é efetivo, por isso, as metas, ações e projetos são concluídos de maneira positiva”, afirma. 

O programa Mais Trabalho também passou por um processo de adaptação virtual. Os serviços que antes eram somente ofertados de maneira presencial foram disponibilizados no digital com o objetivo de levar ao cidadão ainda mais facilidade na prestação de serviços da Fundat. Segundo a Asplandi, este ano, o serviço de orientação para emissão da carteira de trabalho digital realizou 1.551 atendimentos.

Além disso, a equipe da Agência do Trabalhador, buscou diariamente ao longo deste ano, captar as oportunidades de emprego para que a população ingressasse no mercado de trabalho. Foram 1.244 vagas de emprego captadas em diversas funções, 3.470 pessoas foram encaminhadas para processos seletivos, resultando na contratação de 325 cidadãos. Também em 2022, a busca por um emprego resultou em 14.412 currículos cadastrados no formato presencial e online. 

Segundo o diretor de Cooperativismo e Empreendedorismo, Arnaldo Almeida, os números exemplificam uma demanda da população por uma oportunidade no mercado de trabalho. “O nosso objetivo tem sido ir além do que podemos ofertar para as pessoas. A nossa equipe está sempre disposta a buscar e desenvolver meios que facilitem o cidadão a ter a chance de conquistar o seu emprego. Damos todo o suporte tanto para a comunidade quanto para as empresas que divulgam suas vagas conosco. É gratificante ver um trabalho sendo feito com maestria”, diz.

O programa Mais Renda, destinado ao fomento do empreendedorismo, através do apoio às micro empresas concluiu este ano formalizando 177 Microempreendedores Individuais (MEIs). A coordenadora dos Grupos de Produção e Unidades Produtivas (Cogpro), Marta Lisboa, diz que esse é um resultado significativo para a Fundat. 
 
"Sempre estamos de portas abertas para receber os cidadãos que desejam empreender. Orientamos e mostramos como realizar a formalização, além de executar este serviço de forma gratuita. Ficamos felizes em ter alcançado a meta e que o próximo ano seja tão produtivo como esse foi”, conta Marta.

Além de todos os programas citados anteriormente, a emissão de 1° e 2° vias do RG também foi um dos serviços ofertados para a população, sobretudo ais cidadãos inscritos no Cadastro Único do Gonerno Federal, além das vítimas de furto e roubo em território sergipano em até 30 dias do fato (Lei estadual n° 7692). Por isso, em 2022 foram 8.748 emissões de carteira de identidade de primeira e segunda via.