Tranquilidade e segurança marcam o retorno do Réveillon de Aracaju

Guarda Municipal
01/01/2023 03h30

O tão aguardado Réveillon 2023 chegou trazendo consigo um misto de sentimentos e emoções guardados por dois anos, enquanto a festa esteve suspensa em decorrência da pandemia de covid-19. 


A expectativa pelo evento foi tão grande quanto o público que compareceu à Orla da Atalaia para saudar o novo ano e acompanhar os shows musicais e pirotécnicos promovidos pela Prefeitura de Aracaju.

Para que tudo ocorresse dentro do esperado, foram necessários vários meses de organização e planejamento, inclusive em relação ao esquema de segurança, para a garantia da tranquilidade dos aracajuanos e turistas que ocuparam mais de 90% das acomodações disponíveis.

O diretor-geral da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor Fernando Mendonça, destaca a importância do planejamento com bastante antecedência e como esse planejamento impacta diretamente no sucesso do evento.

 “Trabalhamos no planejamento e organização do esquema de segurança desde que o prefeito fez o anúncio oficial do retorno do Réveillon. Reunimos coordenadores de diversos setores operacionais e administrativos e avaliamos várias possibilidades para que pudéssemos em parceria com as demais forças de segurança, garantir a tranquilidade das dezenas de milhares de pessoas que buscam receber o ano que se inicia nas areias da praia de Atalaia”, disse.
 
Ele destacou que, ao todo, "foram cerca de 200 guardiões que iniciaram suas atividades já nas primeiras horas da manhã de sábado e só encerrarão por volta das 5h do domingo, 1º de janeiro”.

Antes e durante as apresentações musicais, cães farejadores do Grupamento de Operações com Cães (GOC) fizeram uma varredura na região dos bares e tendas montadas pelo público, inibindo a entrada de utilização de entorpecentes e armas.
 
Patrulhas intinerantes e elevados de observação foram distribuídos ao longo da arena, além de um reforço da segurança na região periférica, apoio às equipes da Secretarias da Saúde e da Assistência, e Emsurb, tudo isso linkado ao sistema de videomonitoramento operacionalizado por meio da unidade móvel.

“Empregamos todos os recursos disponíveis, tendo o cuidado de atuar também nos terminais de integração através de nosso Grupamento Especializado em Motopatrulhamento, assegurando deslocamentos seguros da população tanto ao virem para a festa, quanto ao retornarem para suas residências. Podemos reputar que o Réveillon 2023 foi um dos mais seguros e tranquilos dos últimos anos. O registro de ocorrências foi diminuto e os elogios da população foram efusivos. Agora nos resta parabenizar nossos guardiões pelo empenho e esperar por um 2023 repleto de realizações e conquistas para todos”, finaliza Mendonça.

Para realização do evento, a Prefeitura também contou com o apoio do Governo de Sergipe, por intermédio dad Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros.