Defesa Civil de Aracaju monitora instabilidade climática na capital

Defesa Civil
02/01/2023 14h41

Com alerta de chuva em vigor até as 18h desta segunda-feira, 2, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), monitora a instabilidade climática e mantém atenção às demandas da população. A mensagem encaminhada através do Serviço de Alerta por SMS 40199 tem por base as informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do ClimAju.

Até o início da tarde, não houve volume de chuva significativo. Os pluviômetros da capital registraram, nessa segunda, o acumulado de 6 mm, com maior incidência no bairro Mosqueiro. Não houve registro de ocorrências através do serviço emergencial 199.

Segundo o coordenador-geral da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, a previsão meteorológica é dinâmica e, por isso, há monitoramento constante dos dados encaminhados pelos centros especializados. Diante dos avisos oficiais, as equipes redobram a atenção para atuar de maneira preventiva e frente às demandas que possam surgir.

"De acordo com dados atualizados pelo Inmet, há possibilidade de chuva moderada até as 10h da manhã da terça-feira, 3. Seguimos com o alerta em vigor até as 18h desta segunda, com possibilidade de renovação, a ser confirmada mediante novo diagnóstico", frisou Rabelo.

O coordenador do órgão salienta que o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju está preparado para atuar de maneira coordenada e célere. "O serviço emergencial da Defesa Civil funciona 24h para atendimento à população, independente de ocorrência de chuva. Em ocasião de previsão de precipitações mais intensas, não só a Defesa Civil, como toda a estrutura da Prefeitura está pronta para atuar", assegura.

Serviço de Alerta por SMS

O serviço de alerta por SMS 40199 é gratuito e visa manter a população atenta a possíveis riscos ocasionados pelas chuvas e outros fenômenos naturais. Com o cadastro, os usuários têm, na palma da mão, dados sobre os fenômenos naturais que possam provocar impactos, especialmente, em áreas de riscos, além de orientações sobre como proceder durante o período de alerta.

Para realizar o cadastro é necessário enviar um SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações.

ClimAju

A Prefeitura de Aracaju também disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível no site aracaju.se.gov.br/climaju, também possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias.