O Posto Médico montado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para atender as pessoas que estavam no Réveillon 2023, promovido pela Prefeitura de Aracaju, atendeu 78 pessoas. Dessas, 43 eram mulheres e 35 homens.
Mais da metade dos atendimentos (43) foi decorrente do uso de álcool ou outras drogas. A segunda maior ocorrência foi por traumas, como cortes ou pancadas (21), por exemplo, seguido de atendimentos clínicos (14). Desses, apenas um precisou ser transferido para o Hospital Municipal Desembargador Fernando Franco (Zona Sul).
“Foi uma noite tranquila, pois estávamos preparados para atender a população que decidiu passar a virada do ano na Orla da Atalaia. Logo na entrada, a pessoa era recepcionada e, de pronto, já era encaminhada para receber o tipo de atendimento mais indicado para sua demanda. Disponibilizamos uma área para medicações rápidas com seis poltronas, além dos nove leitos para atendimentos mais complexos, que exijam um pouco mais de cuidados e observação, sendo dois deles de estabilização para casos mais graves”, afirmou a secretária da SMS, Waneska Barboza
Durante o plantão no posto médico, atuaram cerca de 25 profissionais de saúde, que contaram com o suporte de duas viaturas do SAMU, uma de suporte avançado e outra de suporte básico.
Fiscalizações
Antes do início da festa, uma equipe da Vigilância Sanitária da SMS fiscalizou as tendas de comercialização de bebidas e alimentos.
Ao total, 84 espaços foram fiscalizados para garantir que todas as normas de segurança alimentar fossem atendidas.