Aracaju tem manhã chuvosa, sem registro de ocorrências

Defesa Civil
03/01/2023 09h30

Nesta terça-feira, 3, o acumulado de chuva, em Aracaju, já soma 42 milímetros (mm), conforme registrado pelos pluviômetros que integram o sistema ClimAju. As precipitações não resultaram em registro de ocorrências através do serviço emergencial 199, da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec).

Os dados são do início da manhã (até as 9h), período em que os maiores volumes de chuva foram observados no Bairro Industrial e nos bairros Porto Dantas e 18 do Forte, respectivamente. Os dados pluviométricos da capital indicam que, neste mês, desde o dia 1º, as precipitações alcançaram o acumulado de 50 mm.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, há a expectativa de que a chuva persista ao longo da manhã. "As previsões dos centros de meteorologia indicam maior incidência de chuva para o turno da manhã, com diminuição no período da tarde. Monitoramos as atualizações dos serviços especializados, para adotar as providências que sejam necessárias à prevenção de riscos", frisou.

Ainda de acordo com Robson Rabelo, as precipitações têm ocorrido de forma distribuída, o que não gerou impactos expressivos. "Mantemos equipes em atenção, especialmente, às áreas de riscos da capital. Atuamos de maneira integrada com os demais órgãos da gestão municipal para redução de riscos e rápido atendimento às demandas que possam surgir", acrescentou o coordenador.

Serviço de Alerta por SMS

O serviço de alerta por SMS 40199 é gratuito e visa manter a população atenta a possíveis riscos ocasionados pelas chuvas e outros fenômenos naturais. Com o cadastro, os usuários têm, na palma da mão, dados sobre os fenômenos naturais que possam provocar impactos, especialmente, em áreas de riscos, além de orientações sobre como proceder durante o período de alerta.

Para realizar o cadastro é necessário enviar um SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações.

ClimAju

A Prefeitura de Aracaju também disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível no site aracaju.se.gov.br/climaju, também possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias e imagens ao vivo, de diversas regiões da cidade.