Secretários municipal e estadual do Turismo reforçam parceria institucional

Indústria, Comércio e Turismo
05/01/2023 11h00

“O Turismo tem pressa, não temos tempo a perder”, disse o secretário municipal do Turismo de Aracaju (Semtur), Jorge Fraga, após visita de cortesia e de fortalecimento institucional que realizou ao novo secretário de Estado do Turismo, Marcos Leite Franco Sobrinho. 

O encontro, realizado na quarta-feira (4) e classificado por Jorge Fraga como “a primeira reunião de trabalho das muitas que teremos com o amigo Marcos Franco”, contou com a presença do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE), Antônio Carlos Franco Sobrinho, e da presidente do Sergipe Destination, Daniela Mesquita, que na manhã desta quinta-feira, 5, foi nomeada pelo governador do Estado, Fábio Mitidieri, para exercer o cargo de secretária Executiva da Setur. 

“É uma visita de boas-vindas ao amigo Marcos Franco, um empresário bem-sucedido, com memoráveis passagens pelo legislativo de Sergipe como deputado estadual por dois mandatos e que agora empresta toda sua experiência empresarial e de gestão pública para somar esforços conosco no trabalho de fortalecimento do turismo em nosso estado”, enaltece o gestor municipal. 

Jorge Fraga lembra que Marcos Franco é filho do “saudoso" empresário e pessoa pública Antônio Carlos Franco. "Político sergipano que marcou época em Sergipe e no Brasil pela honradez e credibilidade no cumprimento dos compromissos que assumia”, ressalta.

Ao fazerem uma análise do atual cenário do turismo, os gestores foram unânimes em afirmar que Aracaju e Sergipe possuem atrativos diferenciados e prontos para disputar o mercado com destinos consolidados e criticaram os altos preços das passagens aéreas, bem como a baixa oferta de voos com destino a Aracaju; “gargalos”, segundo os gestores, que dificultam a plena retomada das atividades do turismo no pós-pandemia do coronavírus.

O grupo reforçou a importância da somação de esforços entre os poderes públicos e a iniciativa privada para ampliar a divulgação de Aracaju e Sergipe fora do estado, colocando como exemplo a parceria bem-sucedida entre a ABIH/SE e a Prefeitura de Aracaju, a partir da qual a gestão municipal investiu, com recursos próprios, mais de R$1,3 milhão em um Termo de Fomento para divulgação da capital sergipana em todas as regiões do país.

Sobre as feiras de turismo fora do estado, Jorge Fraga defendeu uma participação mais “ousada” da caravana sergipana, dando como exemplo a participação de Aracaju no Festuris 2022, em Gramado/RS. “Não podemos  participar de forma tímida, acanhada, precisamos mostrar nosso destino em pé de igualdade com os grandes e isso começa com a apresentação da nossa cidade em estandes que chamem a atenção, que provoquem os operadores do mercado a entrar e conhecer o que nós temos. Fazer pequeno é colher resultados pequenos e o nosso objetivo é crescer, mostrar ao mercado que somos um destino turístico pronto para surpreender quem nos visita”, pontua o secretário.

Na sequência das análises, o grupo elencou a qualidade de vida e da infraestrutura da cidade, competitividade da rede hoteleira, bares e restaurantes, praias, belezas naturais, espaços de contemplação, praças, equipamentos públicos para prática de esportes, paisagismo, limpeza e hospitalidade dos sergipanos e aracajuanos como fatores singulares da capital sergipana e de Sergipe em relação a outros destinos.

Ao final da visita, Jorge Fraga fez a entrega de um kit promocional com brindes, reforçando a relação de parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo de Sergipe. “Temos uma excelente relação administrativa e de amizade com a gestão estadual, além de parceria em ações que fortalecem a atividade do turismo. Tenho dito que 2023 será um ano excepcional para o turismo e o secretário Marcos Franco expressa esse mesmo otimismo. Andaremos de mãos dadas e o turismo em Aracaju e Sergipe ganhará muito com essa sinergia, com essa nossa reciprocidade”, frisa o secretário municipal.