Funcaju realiza Oficina de Fotografia na Escola de Artes Valdice Teles

Cultura
06/01/2023 11h36

Diafragma, obturador, ISO são alguns dos termos que os alunos puderam entender na Oficina de Fotografia realizada nesta sexta-feira, 6, pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). A palestra aconteceu na Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT) para comemorar o Dia Nacional da Fotografia, celebrado em 8 de janeiro.
 
Ministrada pelo professor Daniel Barboza, a palestra abordou explicações teóricas e práticas sobre a produção de fotografias em celular, no modo manual. Os alunos puderam compreender as melhores maneiras de fazer uma imagem pelo smartphone, como também interagir e tirar dúvidas sobre o assunto.
 
Segundo o professor, a oficina apresentou aos participantes técnicas fotográficas para a construção de uma imagem boa. “Nós falamos durante duas horas sobre a importância da fotografia no dia a dia. Começamos a falar da Daguerreotipia e depois adentramos no celular. Passamos algumas técnicas para os alunos, como composição, mergulho, contra-mergulho, para que eles possam se expressar melhor por meio desta ferramenta”, explica Daniel.  
 
Para a bióloga Adryanne Arcanjo, foi possível compreender detalhes que passavam despercebidos sobre a fotografia, com a Escola dando ótimas oportunidades para isso. “Eu já tinha feito curso de teatro aqui e já conhecia o trabalho do professor, mas não pessoalmente. Adquiri alguns novos conhecimentos, pois trabalho com fotografia também, e pretendo fazer outros cursos dele aqui no novo semestre”, comenta.
 
Adryanne destaca que os cursos são uma ótima oportunidade das pessoas aprenderem mais sobre trabalhos artísticos. “Eu acompanho a Escola há muito tempo e sei que ela é uma oportunidade das pessoas fazerem os cursos, oportunidade para a comunidade, porque o preço é acessível e o espaço é ótimo”, complementa a bióloga.
 
A EOAVT oferece oficinas especiais durante o ano para que a sociedade tenha acesso a várias linguagens artísticas. O edital para vagas no semestre 2023.1 está com inscrições abertas até o dia 8 de janeiro. Para outras informações sobre as atividades, é possível acompanhar pelo Instagram @eoa.vt.