Prefeitura participa da Expo Verão 2023 com ações turísticas e exposição de artesanato

Indústria, Comércio e Turismo
06/01/2023 23h47

Teve início nesta quinta-feira, 5, e segue até o próximo dia 22, a Expo Verão Aracaju 2023, feira multissetorial de negócios estruturada em quatro eixos: econômico, gastronômico, cultural e turístico. Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Aracaju apoia o evento e, a exemplo da primeira edição, a Secretaria Municipal do Turismo (Semtur) participa da feira com um amplo estande de 42 m², contendo: 2 balcões de atendimento para informações turísticas; 5 estações de acolhimento; espaço para exposição de produtos do artesanato e trio pé de serra animando aracajuanos e visitantes.


A Expo Verão 2023 acontece na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, com 182 estandes expondo produtos e serviços nos mais variados segmentos e a expectativa da Êxito Soluções em Eventos, empresa realizadora do evento, é que a edição deste ano receba mais de 150 mil visitantes. 


Segundo o secretário Jorge Fraga, a gestão municipal tem intensificado ações de apoio, realização e captação de eventos, sejam corporativos, esportivos ou de segmentos sociais específicos. Para ele, o turismo de eventos é um segmento que garante fluxo de turistas na alta e também na baixa temporada. 


“A sazonalidade no turismo, principalmente no período de baixa estação, tem no segmento de eventos uma resposta efetiva para criar fluxo durante todo o ano, por isso nossa gestão municipal trabalha para cada vez mais trazer eventos para a cidade e prestar apoio aos que são realizados por nossos empreendedores, como a Expo Verão, que acontece logo em seguida ao grande Réveillon que a Prefeitura de Aracaju promove todos os anos”, observa Jorge Fraga.


No estande da Semtur, a Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom) organizou uma coletânea de vídeos sobre atrativos de Aracaju, como a Orla Pôr do Sol, Colina do Santo Antônio, Mercados Centrais, Orla da Atalaia, Bairro Industrial, Largo da Gente Sergipana dentre outros, com o objetivo de mostrar aos turistas que se encontram na cidade os diferenciais turísticos de Aracaju em relação a outros destinos.


Já no espaço reservado ao artesanato, os visitantes admiravam e compravam as peças expostas no armário de vidro. Foi o caso de Emanuelle Alves de Carvalho, turista de Belo Horizonte/MG, que se encantou com cada peça e quis levar uma marca de sua passagem por Aracaju.

 

“Eu passei por aqui e achei tudo muito lindo, tanto que comprei três peças, queria levar tudo (risos). Também gostei muito da cidade, das pessoas, e quero levar um pedacinho de Aracaju comigo em cada peça que estou levando para minha terra, estou muito feliz com o que estou levando”, declarou.


Felicidade para quem compra e para quem vende, esse é o sentimento da artesã Patrícia Helena de Araújo Batalha após os elogios recebidos da turista mineira e a oportunidade de participar da feira no estande da Semtur.

 

“A gente fica feliz não só em vender nossos produtos, mas em ver a felicidade de quem compra, é muito gratificante ver que nosso trabalho tem um valor que não se mede em dinheiro, mas em felicidade e isso foi possível hoje porque estamos aqui, no estande da Prefeitura, expondo nossos trabalhos, é um grande impulso pra gente”, agradeceu a artista.    


Silene Souza Alves é mineira, da cidade de Itambacuri, e além dos encantos com o artesanato, o forró pé de serra chamou sua atenção.

 

“Escolhi um artesanato maravilhoso, tem muitas peças lindas, vale a pena conferir, vale a pena comprar e vale a pena visitar esse estande de vocês, tem diversas atrações aqui, tem o artesanato que é um show, tem gente bacana nos atendendo, e tem essa música regional dando aquela animada, fiquei apaixonada, é muito bom de ouvir, é contagiante”, enalteceu. 


O governador Fábio Mitidieri e sua esposa, a primeira-dama e secretária de Estado do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), Érica Mitidieri, visitaram o estande e não resistiram ao som contagiante da zabumba, do triângulo e da sanfona e caíram no chamego, ensinando como se dança o autêntico forró pé de serra.


“Foi uma passagem que nos alegrou muito, o governador e sua esposa deram um show de simpatia e de talento na dança. O nosso forró é um grande ativo turístico e tenho certeza que Prefeitura de Aracaju e Governo do Estado farão ótimas parcerias para mostrar que Sergipe é o país do forró e que a Aracaju é sua capital”, disse Jorge Fraga, animado com a alegria que tomava conta de todos no estande. 


A presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Sergipe (Singtur/SE), Irma Karla, elogiou a estrutura do estande e o trabalho da Prefeitura de Aracaju na divulgação da capital em outros estados, tendo como resultado um grande fluxo de turistas na cidade.


“Mesmo após o Réveillon a cidade está lotada, isso é fruto de um trabalho de divulgação que foi feito durante todo o ano, a cidade está lotada, são muitos ônibus, todos os guias de turismo trabalhando, isso é muito bom, a gente está se virando nos 30 para dar conta de tanto trabalho, mas está muito bom”, pontuou com satisfação a líder da categoria dos guia de turismo.


Feliz com os depoimentos dos turistas e da presidente do Singtur/SE, Jorge Fraga se mostra otimista com o ano de 2023, que, segundo ele, será de muita movimentação para o setor do turismo. “Estamos apenas começando o ano, mas já dá para avaliar que 2023 será o ano do turismo. Teremos muitos eventos, faremos muita divulgação e buscaremos parcerias para que Aracaju seja o grande destino turístico do país”, exalta o secretário.