Equipe Social da Perimetral Oeste realiza roda de conversa sobre segurança no convívio com a obra

Agência Aracaju de Notícias
21/12/2022 17h09

Na tarde desta quarta-feira, 21, a equipe social da Perimetral Oeste reuniu a comunidade no CRAS do bairro Lamarão para uma Roda de Conversa sobre os cuidados a serem adotados no convívio com a obra. A ação reforça a panfletagem realizada no último dia 15, na região do entorno do canteiro de obras, quando foi realizada a distribuição de material informativo para os moradores locais.

A coordenadora ambiental da Perimetral Oeste, Heloísa Souza, foi convidada e, como facilitadora da roda, promoveu dinâmicas de grupo e práticas educativas para conscientizar a comunidade sobre medidas preventivas de incidentes de segurança. 

“Trouxemos informações sobre todos os cuidados que devemos ter para evitar qualquer risco ou qualquer dano para a comunidade, nesse período de convivência com a obra, com destaque para os cuidados com as crianças, que devem ser mantidas longe das máquinas e do canteiro. Também distribuímos o nosso panfleto educativo, para sensibilizar os moradores, que são os verdadeiros protagonistas dessa obra”, detalha Heloísa.

Na ocasião, a Equipe Social da Perimetral Oeste também disponibilizou atendimento para a assinatura do recibo mensal para os beneficiários do bônus-moradia. 

Segundo a técnica de referência da Diagonal Social, a assistente social Ayara Wanderley, outros eventos como esse serão realizados, em parceria com os equipamentos mantidos pela Prefeitura de Aracaju, nas regiões que serão cruzadas pela Perimetral.

“Temos uma série de atividades com a comunidade planejadas sobre diversos temas de interesse da comunidade, além de oficinas, cursos e outras atividades de integração e convívio comunitário. É uma parte essencial do trabalho técnico social que estamos desenvolvendo”, conta a assistente social.

Segundo o coordenador do CRAS do Lamarão, Reginaldo Vieira, a proposta do equipamento socioassistencial é, de fato, promover a integração com a comunidade. 

“A gente trabalha com essa população todos os dias e vemos essa atividade como sendo de muita importância. A gente tenta repassar como eles devem fazer para acessar os seus direitos, etc., e quanto mais pessoas chegarem para agregar e disseminar informação, mais a gente considera positivo. Estamos sempre com as portas abertas para eventos assim”, ressalta Reginaldo. 

Os moradores aprovaram a iniciativa. 

“Gostei muito. Estou muito contente, muito feliz por terem tirado a gente de lá e termos ido para lugares melhores. E a roda de conversa sobre segurança da obra foi ótima. Muito importante”, conta Rosilene Santos, uma das moradoras do bairro Lamarão que participou do encontro. 

Outro morador, Pedro Rodrigues, se identificou com o tema proposto. 

“Entendo tudo sobre segurança de obra. Sempre fui pedreiro e trabalhei com isso por 48 anos. Hoje, sou aposentado, mas achei muito bom falar sobre esse assunto. A comunidade precisa”, comenta Pedro.