Alta estação: visitantes se encantam com diferenciais turísticos de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
10/01/2023 16h00

A temperatura diária a uma média de 31ºC, o sol clareando o dia até após as 18h e o intenso fluxo de turistas na Orla da Atalaia, um dos principais pontos turísticos da cidade, indicam a chegada, na capital sergipana, da estação mais esperadas do ano no Nordeste: o verão.
 
Ao visitarem Aracaju, os turistas logo reconhecem a limpeza urbana, a organização, a segurança e a qualidade de vida da cidade, além da hospitalidade do povo aracajuano, como diferenciais do destino, como observou a turista paulista Gisleine Recabarren durante um passeio pelos Arcos da Orla da Atalaia com os filhos Sabrina e Pedro.

“Estou hospedada aqui no bairro Atalaia, onde me disseram que é muito bom, um dos melhores bairros da cidade. A primeira impressão que tenho da cidade é a de que o pessoal aqui é bem receptivo, o pessoal do trânsito bem educado, deixando a gente passar tranquilamente na faixa de pedestres, estou gostando bastante”, disse Gisleine.

Sabrina Recabarren gostou da praia, pois é algo que lhe chamou muito a atenção. Para ela, “a brisa e o banho de mar ajudam a amenizar o calor do verão”. Já Pedro destacou que o acolhimento e a receptividade das pessoas "é algo que eu não costumo encontrar em outras viagens que fazemos em família”. Segundo ele, o plano é aproveitar a cidade, mesmo ficando apenas no final de semana.

Vindo também do Sudeste brasileiro, o dentista Jacinto Martins, de Ubaí, no Norte de Minas Gerais, conta que programou a visita a Aracaju para "conhecer uma das menores capitais do país".
 
“A primeira impressão da cidade é ótima, tem bastante turista, tudo bem tranquilo. Já passei também em um restaurante aqui e gostei bastante da comida, adorei e agora quero provar algum prato típico e, além disso, gostei bastante da estrutura da Orla. Aracaju é ótima, a primeira impressão é muito boa, eu aconselharia qualquer um a vir conhecer a cidade”, disse.

Sergipana, a professora Claudenice Silveira, do município de Lagarto, decidiu passar o período de recesso curtindo as praias da capital. Ao falar sobre a cidade, ela reconheceu que a Prefeitura tem trabalhado para tornar a Orla da Atalaia um ponto turístico cada vez mais atrativo.

“Eu gostei da estrutura da Orla, está muito bonita, moderna, os pontos que eu conhecia antigamente mudaram bastante, porque eu demorei pra voltar e quando retornei agora e vi as mudanças realizadas, pensei: ‘nossa, isso aqui ficou show de bola’. Eu como sergipana sinto muito orgulho de ver nossas praias assim, cheias de turistas. A gente que reside aqui, às vezes pensamos em viajar e se pensa logo em Maceió, Rio ou São Paulo, mas temos uma capital bonita, moderna e estamos prontos para receber a galera de fora também”, pontuou.

De Campina Grande, o casal Neves Honorato, servidora federal, e Everaldo Costa, comerciante, acompanham o genro na cidade, que é aracajuano, mas estuda na cidade paraibana. Mesmo numa curta estada na cidade, os dois não deixaram de reconhecer o quanto ela é agradável. 

Neves afirmou que se sentiu acolhida por todo mundo e que “a região da praia é muito linda”. Para Everaldo, "Aracaju é uma cidade que eu indico para todos e que, possivelmente, retornarei no futuro para mais uma visita”, disse, ao destacar que “a ideia é aproveitar muito as férias em Aracaju”.

Destino Aracaju
A divulgação de um destino é um componente fundamental para a atração de turistas e, neste sentido, a Prefeitura de Aracaju tem investido, a partir do Planejamento Estratégico da gestão, para colocar a capital sergipana na prateleira do mercado nacional.

Esse trabalho, desenvolvido pelas Secretarias Municipais do Turismo (Semtur) e da Comunicação social (Secom), contempla desde campanhas publicitárias e participação em feiras de turismo, a capacitações de profissionais e parcerias com o trade turístico, além da geração de mídia espontânea a partir da realização de grandes eventos - como o Forró Caju e o Réveillon - e reuniões com grandes operadoras para estimular a venda de pacotes para a cidade.

Esse conjunto de ações tem se mostrado eficiente no aumento do fluxo de turistas verificado nos últimos anos na cidade, fazendo de Aracaju um destino cada vez mais procurado, sobretudo no verão.