Prefeitura promove Mostra Cultural na Emef Papa João Paulo II

Assistência Social e Cidadania
11/01/2023 13h05

A manhã desta quarta-feira, 11, foi divertida para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Papa João Paulo II, no bairro Santa Maria. Eles participaram de uma Mostra Cultural promovida na instituição de ensino pelo Projeto de Trabalho Social (PTS) dos Equipamentos Públicos, uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju, acompanhada e monitorada pela Coordenação da Área Social (UCP), da Secretaria Municipal da Assistência Social.

A atividade integra o “Programa de Requalificação Urbana da Região Oeste de Aracaju - Construindo para o Futuro”, a partir do qual o Município está executando um conjunto de obras de infraestrutura com recursos do financiamento superior a R$ 400 milhões, viabilizado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Paralelo às construções das obras, é desenvolvido um trabalho social que objetiva promover a mobilização e organização comunitária, a educação ambiental e patrimonial, e o desenvolvimento socioeconômico, por meio da oferta de cursos de capacitação profissional e geração de trabalho e renda.

De acordo com a assistente social do PTS, Tereza Cristina Oliveira, a atividade cumpre um dos eixos de trabalho desenvolvido pelo Projeto. “Normalmente, essas atividades são feitas nas praças dos bairros, desta vez, fizemos uma articulação com a rede municipal de ensino para promover artistas locais para os estudantes conhecerem, prestigiarem. É uma forma de interação social entre as comunidades, de inclusão social através da cultura. Todos falam a mesma língua quando ouvem a música ou vêem uma apresentação”, explicou.

A programação contou com apresentações musicais e culturais, dentre os quais o grupo de flauta doce da Escola de Música Livre Paganini, da Instituição Beneficente Emmanuel (Ibem); e do grupo de balé do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Maria Diná, do bairro 17 de Março. Houve ainda contação de histórias, encenação da peça teatral “É hora de cuidar”, dos “Anjos Azuis”, projeto desenvolvido pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA), além de guloseimas e pula-pula.

Segundo Vanessa Noronha, coordenadora administrativa da escola, unidade da rede que alcançou média 5,0 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021 - uma das Emefs que colocou Aracaju na 2ª posição do ranking nacional das capitais que apresentaram aumento no indicador -, esta é a primeira vez que o projeto é promovido no local. 

"A Secretaria indicou o nome da escola e culminou sendo o encerramento do ano letivo de 2022. Escolhemos os alunos das turmas do 1º, 3º e 4º anos, por serem menores, devido ao tipo de evento e eles gostaram bastante. Foi ótima a parceria. Que venham mais vezes”, contou.

Para a coordenadora e professora da Escola de Música Livre Paganini, do Ibem, Josenaide Magalhães, a participação no evento é uma oportunidade de divulgar os serviços que são ofertados pela instituição beneficente.

“É necessário que haja interação com as instituições que prestam trabalhos filantrópicos na comunidade e colocá-las à disposição, dando visibilidade, porque os moradores, muitas vezes, não conhecem o que o bairro tem a oferecer, nem os serviços que essas entidades ofertam. Eles são o nosso público-alvo. Foi um evento maravilhoso e que possam ocorrer outros mais”, disse.