Prefeitura assegura acolhimento psicológico nos Centros de Atenção Psicossocial

Saúde
11/01/2023 15h00

Para garantir cuidados preventivos, restaurativos e de promoção à saúde mental, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mantém uma rede de apoio psicológico que oferta à população atendimento humanizado, através da Atenção Psicossocial (Reaps).

Além dos atendimentos na rede de Atenção Primária, atendimento remoto e de urgência, a SMS oferta atendimento multidisciplinar em seis Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que garantem assistência à saúde em casos considerados graves e crônicos, que necessitam de acompanhamento intensificado, como explica a coordenadora da Reaps, Camilla Martins.

“A assistência nos Caps é mais uma opção de acolhimento que integra a nossa rede de atenção. É um serviço porta aberta, com acesso gratuito, organizado em duas linhas de cuidado, direcionadas para dois perfis prioritários: a linha de cuidado para tratamento de transtornos mentais e a linha de cuidado para usuários com questões decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, explica.

Ainda de acordo com a coordenadora, as unidades contam com equipes de multiprofissionais compostas por psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, psicopedagogos, educadores físicos, entre outros.
 
Além disso, cinco dessas unidades também possuem a possibilidade acolhimento noturno para pacientes em crise, com oito leitos disponíveis em cada, para intensificação do cuidado. Já em casos de urgências psiquiátricas, onde a necessidade de suporte hospitalar extrapola os recursos dos Caps, a pessoa deve se dirigir ao Hospital São José, que é a urgência mental contratada pela Prefeitura de Aracaju para realização desses atendimentos.

Onde encontrar os Caps
 
Caps III Jael Patrício de Lima – rua J, Loteamento Dom Luciano, bairro Cidade Nova. Telefone: (79) 3245-9637;

Caps III Liberdade - rua Distrito Federal, 1012, bairro Siqueira Campos. Telefone: (79) 3179-3872;

Caps III David Capistrano Filho – Rua Coronel José Figueiredo Albuquerque, 1373, bairro Coroa do Meio. Telefone: (79) 3026-2440;

Caps AD III Primavera – rua Guarapari, s/n, Bairro Atalaia. Telefone: (79) 3179-4620;
 
Caps AD III Vida – rua Haiti, 665, bairro Suissa. Telefone: (79) 3179-3770;

Caps II Dona Ivone Lara - rua Permínio de Souza, 1150, bairro Cirurgia. Telefone: (79) 3021-1900.