Em alusão ao Janeiro Branco, campanha nacional que visa chamar a atenção da população aos cuidados com a saúde mental, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove ações que combinam cuidados físicos e culturais para os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) Jael Patrício, no bairro Cidade Nova.
O tema deste ano da campanha é “A vida pede equilíbrio”, e segundo o psicólogo da unidade, Felipe Resende, muitas questões de ordem mental exercem influência direta no físico.
“Então, há muitos casos em que doenças do corpo são originadas por conta de um estado psicológico ou emocional que não foi tratado com a devida atenção. Por este motivo, quando a campanha destaca que a vida pede equilíbrio, é justamente para ressaltar os pequenos detalhes no dia a dia que precisam ser balanceados. É o cuidado com o sono, com a alimentação, com a prática de atividade física, e com a cultura também, são estas condutas que impactam positivamente na saúde mental e, consequentemente, tem o retorno para o corpo físico”, explica.
O Janeiro Branco proporciona uma visão ampla do conceito de saúde mental, e a realização de atividades possibilita que o usuário do Caps seja protagonista e reconheça seus potenciais e sua capacidade de acessar outros lugares. De acordo com a coordenadora da unidade, Laís Almeida, ações como essa contribuem para uma das principais metas do Caps, que é o trabalho não-manicomial e de reinserção dessas pessoas na sociedade.
“Essas ações de reintegração social são serviços substitutivos, ou seja, é uma outra forma de produzir saúde mental, diferente daquela que visa apenas a internação nos manicômios. Aracaju não trabalha nessa linha manicomial, mas sim com o trabalho em saúde mental com base no território, junto à família, junto à comunidade. Essa ação reinsere os usuários que muitas vezes é excluído por ter algum tipo de transtorno e por estar passando por algum tipo de sofrimento mental”, ressalta a coordenadora.
Futebol e Cinema no Caps Jael
O Caps Jael também está desenvolvendo atividades de futebol, cinema e roda de conversa temática sobre o assunto assistido.
“É muito importante que o usuário saia do Caps com essa proposta de expandir o cuidado para o território e socialize na reabilitação psicossocial, porque ele passa a se conhecer como potente e capaz de acessar outros lugares”, reforça o oficineiro Mozart Santos.
O usuário José Raimundo dos Santos conta que a participação no Caps Jael Patrício o fez se enxergar como uma pessoa produtiva. “Através do Caps, eu consegui me enxergar, ver a pessoa que hoje estou sendo através de ajuda e tudo isso eu só consegui quando entrei no centro. Muitas pessoas acham que o Caps é coisa de doido, mas lá nos recebem com amor, atenção e cuidam de nós como se fôssemos da família, só tenho a agradecer”, reforça.
Programação do Janeiro Branco no Caps Jael
Dia 13/1 - A equipe do Caps Jael irá trabalhar a temática: “A vida pede equilíbrio”, com as famílias nos grupos terapêuticos e atendimentos individuais.
Dia 31/1 - A campanha do Janeiro Branco será encerrada, com a realização do primeiro “Vida em Festa” de 2023, que é um projeto para incentivar a celebração e integração, buscando estimular os afetos de alegria através do lúdico, com variadas ações de teatro, música, dança e expressões artísticas. Neste dia, também serão realizadas roda de conversa sobre a importância do cuidado em saúde mental, confecção de um banner coletivo, apresentações artísticas do Caps e do território, além da oferta de práticas integrativas, a exemplo de massoterapia, auriculoterapia e reiki.