Expo Verão 2023: visita técnica reforça a união para o fortalecimento do turismo

Indústria, Comércio e Turismo
12/01/2023 22h38

Visando estreitar laços institucionais e de unidade de ações, na tarde desta quinta-feira, 12, o secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga, realizou uma visita técnica à Expo Verão 2023, feira multissetorial de serviços, que acontece até o próximo dia 22, na Praça de Eventos da Orla da Atalaia. O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, bem como representantes do trade turístico sergipano também participaram da visita.

O turismo é uma atividade econômica composta por cerca de 60 segmentos entre hotéis, bares, restaurantes, agências de viagem, guias de turismo, empresas de receptivo e trabalhadores diversos e, segundo Jorge Fraga, essa visita demonstra a boa relação entre gestores públicos e representantes do trade turístico e ressalta a importância do diálogo para superar as dificuldades em busca do fortalecimento do setor.

"A gestão do prefeito Edvaldo Nogueira é marcada pelo diálogo e isso é inspirador, aponta o caminho que devemos percorrer para vencer os gargalos. Hoje viemos com o secretário de Estado, Marcos Franco, deixar claro que o turismo é nossa causa e que estamos muito sintonizados para realizar um trabalho alinhado, solidário e que gere resultados positivos para o turismo em Aracaju e em Sergipe”, afirma o secretário municipal, destacando que a atividade do turismo está aquecida e que a meta é intensificar as ações de divulgação e parcerias, tanto com o trade turístico quanto com o Governo do Estado.

“Estamos vivendo um excelente momento no turismo e isso não é obra do acaso. Isso é planejamento, investimento e diálogos, que fazem com que ideias virem reuniões, depois projetos, depois ações e, por fim, os bons resultados. Vamos intensificar os diálogos, o ambiente é muito propício com o trade e com o secretário Marcos Franco para darmos saltos ainda mais altos”, afirma Jorge Fraga.

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, tem a mesma expectativa e vê com otimismo o futuro do turismo em Sergipe. "Desde o ano passado, com Natal Iluminado e Réveillon, a cidade está cheia de turistas, com hotéis, bares e restaurantes cheios. Já no começo de 2023, a gente inicia com a Expo Verão. Em fevereiro, tem o Projeto Verão da Prefeitura de Aracaju e o governador Fábio Mitidieri já anunciou que vai realizar também o Festival de Verão. Então, vamos trabalhar, vamos atrás das demandas, das necessidades e dos investimentos necessários para divulgação do nosso estado”, comenta com entusiasmo.

O bom entendimento entre os gestores e a presença de ambos em eventos realizados na cidade é bem-visto pelo trade turístico. “É prazeroso ver os dois secretários juntos, visitando este evento, saindo dos seus gabinetes, do dia a dia do planejamento, e virem sentir o clima real dos eventos. Ver os estandes, os empresários que estão trabalhando e os turistas é muito motivador, até para terem segurança nos apoios e também sugestões de melhorias”, avalia o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Sergipe (Abrasel/SE), Bruno Dórea.

O dirigente destaca também o trabalho desenvolvido pelo secretário Jorge Fraga nas ações de divulgação do destino Aracaju e no resgate do Festival do Caranguejo, no ano passado. “O secretário Jorge Fraga ‘chegou chegando’ há um ano atrás, já realizando com a gente o Festival do Caranguejo, mexendo nos sinais turísticos de Aracaju, realizando aqueles eventos nacionais, mostrando Aracaju em vários estados do país”, diz Bruno Dórea.

“O turismo é somação, ninguém faz nada sozinho. É importante essa boa relação de todos nós que trabalhamos pelo turismo. A pandemia do coronavírus nos balançou, mas a força da nossa união e de propósitos fizeram com que superássemos os momentos mais difíceis. Estamos preparados para crescer e colocar Aracaju e Sergipe em patamares cada vez melhores no mercado nacional”, frisa Jorge Fraga.