Prefeitura inicia programação da Semana da Visibilidade Trans

Assistência Social e Cidadania
18/01/2023 18h32

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, deu início na tarde desta quarta-feira, 18, à programação da Semana da Visibilidade Trans, promovida este ano em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc) e com o Centro de Referência em Direitos Humanos LGBTI+ da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Com o tema "Igualdade de direitos, sim! Racismo estrutural, não!", a programação conta com uma série de atividades, entre elas capacitação, rodas de conversa e visita a ala de vivência LGBT do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan).

Para iniciar as ações, a Assessoria LGBTQIAPN+ da Diretoria de Direitos Humanos de Aracaju reuniu representantes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) da capital para uma apresentação dos serviços ofertados pelo Centro de Referência LGBTI+ do Governo do Estado.  

"Esse ano, a visibilidade trans tem um caráter muito mais interessante, de unificação das ações da Assessoria Técnica do município, da coordenadoria estadual LGBTQIAPN+ e da SSP com o Centro de Referência que tem sido um grande parceiro, nunca tinha acontecido isso nos últimos cinco anos e isso mostra uma unificação de ações. Essa ação específica que abre a Semana, tem caráter de juntar as forçar pra definir os fluxos e estreitar as relações entre poder público estadual e municipal e esses equipamentos que precisam trabalhar em rede", explica Marcelo Lima, assessor técnico de referência LGBTQIAPN+ da Assistência Social de Aracaju.

A superintendente da Inclusão e Cidadania da Seasc, Ana Lúcia Aguiar, destaca que a Secretaria de Estado atuará em conjunto com o município no intuito de ampliar o acolhimento e implementar políticas públicas voltadas para a população LGBTQIAPN+.

"Essa integração visa que a gente possa alcançar o maior índice da população trans, dar essa visibilidade, mostrar que a secretaria de Estado juntamente com a secretaria do Município estão interligadas para trabalhar as políticas públicas, levar essa visibilidade e conscientizar as pessoas da igualdade, do respeito, esse é o olhar sensível da nossa secretária e estamos aqui, justamente, para entrelaçar as mãos já iniciando esse evento em parceria com o município mostrando que a Secretaria está atenta, está sensível e que vai juntamente com o município implementar políticas efetivas", afirmou.
 
Para a coordenadora LGBTQIAPN+ da Seasc, Silvânia Santos, o intuito da atividade é trabalhar a conscientização e apresentar os serviços para os técnicos que atuam na ponta.

"É de grande importância a gente já iniciar internamente com as pessoas que estão na ponta, que são os Cras, os Creas e as pessoas que coordenam os abrigos, para que possam estar fazendo esse trabalho de conscientização, de conhecimento do equipamento, dos serviços do estado e município, para informar quais são as políticas que as duas instituições dispõem para o público, para que eles, que estão na ponta, possam estar encaminhando e orientando essas pessoas", diz.

Responsável por apresentar os serviços para os técnicos presentes na atividade, o coordenador do Centro de Referência em Direitos Humanos LGBTI+, Helenilton Dantas Martins, enfatiza que foi um momento importante de apresentação dos serviços para que os técnicos do município possam encaminhar e referendar todas as ações de forma conjunta.

"Esses movimentos têm que sempre estar acontecendo porque nós entendemos que o compartilhamento de ações tem que ser sempre aprimorado, o Centro de Referência é um serviço público, aberto à população LGBT, serve como uma estrutura estadual e o município de Aracaju tendo uma referência para compartilharmos, encaminharmos e direcionarmos ações, só nos ajuda, porque o centro acaba fazendo esse recorte na estrutura da SSP, mas em articulação com todas as políticas públicas, educação, assistência social, saúde, a população encarcerada e todas as ações que envolvam os entes federativos e principalmente a base, que é o município", disse.

A assistente social do Cras Antônio Valença, Roberta Alves Neves, enfatiza que o evento é de grande importância para a ampliação de atendimentos nos equipamentos do município.   

"Como Cras, trabalhamos porta aberta e a possibilidade que se abre de conhecer melhor o equipamento, a gente pode está socializando informações, orientando melhor os usuários para que eles acessem os seus direitos, então conhecer o Centro de Referência LGBTI+ é de suma importância para que a gente possa garantir os direitos da população LGBTQIAPN+ e efetivar a cidadania plena".

Programação
A Semana da Visibilidade Trans acontece de 18 a 25 de janeiro. Na próxima sexta-feira, 20, a Assessoria LGBTQIAPN+ da Diretoria de Direitos Humanos da Assistência Social de Aracaju ofertará uma capacitação sobre identidade de gênero e conceito da sigla LGBTQIAPN+ para servidores da Seasc, com o intuito de orientar sobre os atendimentos e acolhimento da população nos serviços da pasta.