Transporte Sanitário: Prefeitura realizou 31 mil deslocamentos em 2022

Saúde
19/01/2023 15h34

Com o objetivo de assegurar o deslocamento programado de pessoas com mobilidade reduzida ou nula, e que não apresentem risco de vida ou necessidade de recursos assistenciais durante a locomoção, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), assistiu 31.021 aracajuanos com o serviço de Transporte Sanitário, ao longo de 2022.

A importância do serviço é reconhecida pelo paciente de hemodiálise José Anselmo Anastácio dos Santos, que faz o tratamento três vezes na semana e utiliza o serviço há nove anos. 

“Tenho dificuldade de locomoção e falta de condições financeiras para ir até à clínica, só consigo manter o tratamento em dia utilizando o transporte sanitário da SMS. Sou muito grato a todos que fazem parte do serviço, que é muito importante não só para mim, como para dezenas de outras pessoas. O transporte me pega em casa, me leva para o local do tratamento, e depois de realizado me deixa em casa com toda segurança. Se não existisse esta garantia do deslocamento, provavelmente, muitas pessoas já tinham morrido", assegura o paciente.  

De acordo com a gerente do serviço, Stephane Sampaio, a Secretaria da Saúde de Aracaju disponibiliza 15 veículos para o deslocamento programado de usuários, sendo 7 vans para pacientes de hemodiálise, 3 vans para os de fisioterapia, 2 ambulâncias e 3 carros pequenos para demais serviços da rede. 

“O serviço proporciona a melhoria de qualidade dos aracajuanos, com o transporte de pacientes para a realização de procedimentos de caráter eletivo, como consultas, avaliações, exames, revisão cirúrgica, hemodiálise, radioterapia, quimioterapia, fisioterapia, ou seja, procedimentos de caráter eletivo, no âmbito do SUS, regulados e agendados, sem urgência”, explica a gerente.

Serviço
Para solicitar o serviço, é preciso que o usuário preencha o cadastro no site (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScMtSBK5AUdN63En3bKugVzJoobaa6ivDRup3cAf-FUw-QQag/viewform) ou de forma presencial na sede da SMS, localizada na rua Nely Correria, 50, Coroa do Meio, com os documentos exigidos: RG; CPF; Certidão de Nascimento, para menores ou, eventualmente, àqueles que não possuam RG; Comprovante de Residência, de, no mínimo, seis meses. 

“Caso não possua comprovante no nome do solicitante, deverá ser anexada a Declaração de Residência emitida pela Unidade de Saúde da Família do seu bairro de moradia, assinado pelo gerente ou assistente social da Unidade; comprovante de autorização do procedimento pelo sistema de regulação; declaração de agendamento da terapia pela clínica ofertada, constando datas e horários do atendimento; comprovante de renda de até dois salários mínimos; comprovante de renda de até dois salários mínimos para pensionista ou aposentado, ou comprovante de cadastro único, benefício do Auxílio Brasil ou do Benefício de Prestação Continuada”, detalha Stephane.

Depois de preencher o formulário, o solicitante deve aguardar contato telefônico do setor. O deferimento ou não da solicitação do transporte regular será em até cinco dias úteis. Já o transporte eventual, será informado ao usuário após 48h úteis da solicitação.

Recadastramento
Até 31 de janeiro, a Secretaria da Saúde de Aracaju realiza recadastramento do serviço de transporte sanitário. “Este recadastramento serve para que possamos conhecer o perfil do usuário e estudar estratégias de atendimento. O recadastramento pode ser realizado por meio de formulário disponível no site da Prefeitura de Aracaju ou de forma presencial na sede da Secretaria”, orienta a gerente.