Escolas municipais de Aracaju concluem o ano letivo 2022

Educação
20/01/2023 13h20

As aulas do ano letivo de 2022 da rede municipal de ensino de Aracaju foram encerradas nesta sexta-feira, 20. Seguindo o cronograma da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), alunos do ensino fundamental da rede estão de férias desde o dia 11 de janeiro; os da Educação de Jovens e Adultos (EJA), desde o dia 7; e a educação infantil conclui os trabalhos pedagógicos da rede, no ano que findou, neste dia 20.

A Prefeitura de Aracaju, assim como os alunos, professores, equipe escolar e a família dos estudantes, finalizam o ano celebrando os resultados das ações em relação à recomposição da aprendizagem, o avanço no nível de leitura dos alunos e o desenvolvimento da alfabetização entre as escolas públicas do município.

A partir das diversas ações e intervenções pedagógicas adotadas em 2022, 2.329 alunos do 1° ao 5° ano que não conseguiam sequer identificar sílabas –  considerados “não leitores” – ingressaram no mundo da palavra escrita. Já outros 1.986 alunos que iniciaram o ano na fase inicial do processo de domínio da leitura, no mês de dezembro já podiam ser considerados leitores de textos.

Segundo o secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, as conquistas alcançadas pela rede em 2022 são frutos de um pacto que envolveu alunos, familiares, professores e a gestão para recompor as aprendizagens dos estudantes, especificamente, no que diz respeito à alfabetização linguística e à alfabetização matemática. São, de acordo com ele, dois pilares importantes para que os alunos possam aprender outros saberes, outros conhecimentos.

"Podemos dizer que 2022 foi um ano em que a gente colheu frutos. Terminamos o ano comemorando. Um ano que se apresentou como um um verdadeiro desafio para a rede pública municipal de ensino de Aracaju e para todas as redes públicas e privadas do país, testando a capacidade de ação, de organização, e exigindo que estivéssemos preparados para lidar com os efeitos que a pandemia trouxe. Se não tivéssemos nos organizado durante o ano de 2021 e planejado cada detalhe neste último, talvez estivéssemos em um processo de grande dificuldade com os nossos alunos", ressalta o secretário.

As creches parciais e integrais terão apenas um pequeno recesso, de 16 a 24 de fevereiro e de 8 a 24, respectivamente. "Esse tempo é necessário para que os profissionais participem de cursos formativos, para a organização do espaço escolar, e para a manutenção e higienização de brinquedos e equipamentos. O intuito é que possamos retornar às aulas e iniciar o calendário letivo 2023 com tudo organizado e a formação adequada para um atendimento de qualidade às crianças e famílias", afirma a coordenadora de Educação Infantil da Semed, Núbia Lira.

Celebrações
Durante essas últimas semanas do ano letivo 2022, as escolas da rede promoveram formaturas do ABC, das turmas de 5º  e 9º anos, eventos de culminância dos projetos pedagógicos e celebrações em relação ao avanço dos alunos na alfabetização.

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Jovino Pinto, localizada no bairro Aeroporto, promoveu a formatura do ABC através do projeto Estante Mágica e sua culminância, denominada Pequenos Escritores. Os livros escritos e ilustrados pelas crianças, com a ajuda das professoras, foram lançados por eles e autografados durante o evento.

Já a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Laonte Gama, do Santa Maria, realizou, no último dia 13, palestra sobre o combate à violência contra a mulher, ministrada pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Joelma Dias. A ação é a culminância de um projeto, referente ao tema, desenvolvido pela unidade de ensino com os alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA).

A Emef Professor Florentino Menezes, do bairro Areia Branca, reuniu as formaturas do ABC e das turmas de 5º e 9º anos em um só evento, que aconteceu na noite do dia 13 de janeiro, na quadra da unidade de ensino.

"Entendemos que esses momentos precisam ser celebrados de forma intensa, porque a gente sabe que a caminhada educacional não é fácil e são vários os desafios que estudantes e famílias têm que transpor. Essa formalidade ajuda bastante na jornada deles. O feedback da comunidade foi muito bom, houve muita emoção tanto para a equipe gestora, quanto para pais e alunos. Eles estão maravilhados", destaca a diretora da Emef Florentino, Dayse Oliveira.

Matrícula Online 2023
Todas as modalidades das 74 unidades de ensino da rede têm a data de início das aulas prevista para o dia 27 de fevereiro. O período da Matrícula Online ocorrerá de 31 de janeiro a 2 de fevereiro para a transferência interna, quando alunos ou pais optam por mudar de uma escola para outra, da rede. E do dia 8 a 10 de fevereiro para alunos novos.

A matrícula é realizada através do Portal da Matrícula, no endereço eletrônico https://www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline/. Basta cadastrar os dados do aluno no site e, logo após, fazer a entrega da documentação do aluno e do responsável (quando menor de idade) na unidade de ensino, para confirmar a vaga.