Prefeitura e Conselho iniciam capacitação para organizações do terceiro setor

Assistência Social e Cidadania
24/01/2023 15h00

Em parceria com a Prefeitura de Aracaju, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdi) iniciou, nesta terça-feira, 24, a primeira capacitação  destinada a entidades não governamentais e membros conselheiros de direitos que atuam com o público da melhor idade. O curso, realizado na Caso dos Conselhos, no Centro, terá continuidade nos dias 25, 26 e 31 de janeiro e 1º e 2 de fevereiro.

De acordo com a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Santana, a partir da parceria com o terceiro setor, a formação contribui para o fortalecimento da política do idoso dentro do município.

“É um dia especial. Essa parceria tem se fortalecido com o passar do tempo na medida em que identificamos algumas necessidades. Hoje, o Conselho conta com apenas uma instituição cadastrada apta a receber os recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Conseguimos atrair diversas instituições para que pudéssemos orientá-las, como elas podem se fortalecer, captar recursos, e para caminharmos de mãos dadas para que o direito seja garantido na ponta”, destacou.

Ao total, foram disponibilizadas 30 vagas e todas foram preenchidas, o que mostra, para a presidenta do Comdi, Maria José Matos, o interesse das entidades de participarem dos editais promovidos pelo Conselho, que garantem o repasse do recurso.

“Quando saímos à procura de ONGs para repassar o recurso, não encontramos organizações com as ferramentas necessárias que a lei estabelece para que sejam beneficiadas. A falta de conscientização não se restringe a Sergipe, mas em todo o Brasil. Identificando a dificuldade, abrimos as portas para dar o assessoramento, trazendo representantes de colegiados que já possuem uma noção na elaboração de projetos. Também se fizeram presentes igrejas que desenvolvem um trabalho junto ao idoso. Estou muito feliz em conseguir atingir o nosso objetivo”, contou Maria José.  

Responsável por ministrar a capacitação, a facilitadora Ulla Ribeiro, especializada em gerenciamento de projetos sociais, afirmou que o objetivo é profissionalizar as organizações da sociedade civil, tendo em vista a relação com a garantia e manutenção de direitos sociais, bem como a captação de recursos via leis de incentivo.

“Falaremos sobre legislações, documentações, importância dos conselheiros enquanto entidades participativas na área de projetos, além do fundo para captação de recursos. Usamos essa metodologia com atividades práticas para que levem às suas instituições e tragam para a nossa capacitação e assim auxiliá-los na elaboração de projetos, na participação ativa do Conselho, na captação de recursos e o que é mais importante: promover a melhoria, a qualidade e o diferencial junto as suas entidades e seus beneficiários”, explicou.

Participação
A referência técnica estadual de acolhimento institucional para a pessoa idosa, mulheres, adultos e famílias, vinculada à Diretoria de Proteção Social, da Secretaria de Estado da Assistência Social e da Cidadania (Seasc), Sheyla Zacarias, se prontificou a participar da capacitação.

“Estamos entrando em uma nova gestão e essa oportunidade dada pelo Conselho Municipal vem contribuir para todo o planejamento de ações que estamos fazendo enquanto Secretaria para trabalharmos com essa pauta e replicar com as instituições que estamos prestes a bater na porta, conhecer, conversar e pensarmos em conjunto o que o Estado oferece para o acolhimento do público”, pontuou.

A promotora de justiça aposentada e voluntária da Associação Brasileira de Alzheimer em Sergipe (Abraz), Drª Berenice Andrade de Melo, já atuou em uma Promotoria de Justiça voltada para a promoção de políticas públicas pelo Estado e reforça a importância da sociedade em contribuir com os Poderes Públicos.

“Precisamos fomentar e cobrar não só deles, mas buscar. É um olhar urgente para o que os idosos necessitam e o que podemos fazer para ajudá-los, sendo também um papel da sociedade. Não só importante formar uma sociedade civil pronta para buscar esses recursos, mas saber como devemos buscar. Parabéns ao Município, que através do seu Conselho, nos brindam com toda a saciedade”, elogiou.