Prefeitura realizou quase 600 mil atendimentos de saúde para mulheres em 2022

Saúde
25/01/2023 12h05

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou 592.601 mil atendimentos de saúde a mulheres no ano passado. Desses, foram 14.046 mamografias, 41.904 consultas de pré-natal, 21.810 exames de lâmina, 1.543 consultas com ginecologista e mastologista, 860 ultrassom transvaginal, e 13.767 consultas e 1.543 procedimentos no Centro de Acolhimento e Atenção à Saúde da Mulher (CAASM).

A coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Léa Matos, explica que esse volume de atendimentos é um reflexo da consciência do autocuidado e da importância da autoavaliação, como no caso do autoexame das mamas.

“Além disso, as mulheres são as grandes responsáveis pelo processo de prevenção de doenças dentro da família, tendo um papel fundamental na prevenção da saúde daqueles com quem convivem. É com elas que até crianças começam a entender a real concepção de prevenção, do autocuidado e de outras necessidades para uma melhor qualidade de vida”, explica.

Atuação da SMS
Considerando as recomendações constantes na política nacional de saúde da mulher, a SMS atua a partir de cinco principais frentes de trabalho: o pré-natal, a prevenção do câncer de mama, prevenção do câncer de colo do útero, planejamento reprodutivo e enfrentamento da violência contra a mulher.

Nas unidades de saúde da rede municipal, são ofertados exames de lâmina, mamografia, testes rápido de gravidez e testes para detectar o vírus HIV, a sífilis e as hepatites B e C. Na atenção ao pré-natal, o Município disponibiliza um pacote de exames laboratoriais, e no que diz respeito à saúde sexual e reprodutiva, as UBSs fornecem os métodos contraceptivos.

De acordo com Léa Matos, no âmbito do planejamento reprodutivo, a rede municipal oferta testes para diagnóstico de gravidez nas UBSs. Em cerca de 20 minutos, a mulher tem o resultado do teste e, a depender deste, já poderá iniciar o pré-natal da forma mais precoce possível.

"Nas unidades, temos as equipes de saúde da família, com médico, enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, toda uma equipe organizada, capacitada, para atender a essas mulheres. Porque quando fazemos o pré-natal, estamos cuidando da mulher, daquela criança que vai chegar e também da parceria”, enfatiza.
 
Com relação ao câncer de mama, que causa muito medo nas mulheres por mexer com a imagem corporal e, consequentemente, com a feminilidade, conforme a recomendação do próprio Ministério a rede municipal oferta, para mulheres de 50 a 69 anos, a mamografia de rastreamento.

Atendimento especializado
Entre os diversos serviços ofertados no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) do bairro Siqueira Campos, estão disponíveis diversas especialidades na saúde da mulher, no Centro de Acolhimento e Atenção à Saúde da Mulher (CAASM). Por se tratar de um serviço especializado, não é porta aberta, recebe pacientes encaminhadas das unidades básicas de referência.

“No CAASM são atendidas gestantes de alto risco, com agendamento de outras especialidades médicas, assim como de exames laboratoriais e de imagem; consulta com mastologista; diagnóstico do câncer de mama por meio da oferta de biópsias, citologias e exames de imagem; e inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU). Também são ofertadas consultas ginecológicas para diagnóstico do câncer de colo do útero, e os procedimentos de biópsias, Cirurgia de Alta Frequência (CAF), citologias e exames de imagem”, reforça Léa.

A Saúde também monitora a Vigilância do Óbito Materno, por meio do Comitê de Mortalidade Materna e Infantil. Além disso, o Município realiza atividades de promoção da saúde por meio de atividades físicas, através do Programa da Academia da Cidade.
 
A SMS dispõe, ainda, do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva), que orienta usuárias sobre serviços de atendimentos a mulheres em situação de violência no município de Aracaju