Creches integrais continuam funcionando durante o período de férias letivas

Educação
25/01/2023 13h41

A Prefeitura de Aracaju mantém o funcionamento das creches de tempo integral mesmo durante o período de férias da educação infantil, do ensino fundamental e da Educação para Jovens e Adultos (EJA) das unidades de ensino geridas pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), que começou no último dia 20. Para a modalidade creche integral, apenas ocorrerá um pequeno recesso, de dia 8 a 24 de fevereiro.

Esse tempo se faz necessário para possibilitar a participação dos profissionais em cursos formativos ofertados pela Educação de Aracaju e, ainda, para a manutenção dos ambientes e materiais das escolas, organização do espaço escolar e higienização de brinquedos e equipamentos.

A coordenadora de Educação Infantil da Semed, Núbia Lira, explica que as escolas desenvolvem diversas ações pedagógicas para as crianças neste período em que estão em ambiente escolar, garantindo que elas continuem tendo experiências positivas no local. Sobre o recesso, ela destaca que é um tempo necessário para que a Educação inicie as aulas do ano letivo 2023 com a estrutura organizada e pessoas ainda mais preparadas para atender os alunos e suas famílias com qualidade.

"As creches promoverão atividades lúdicas, dinâmicas, o convívio desses meninos e meninas nos espaços externos e internos, brincadeiras, elaboração de atividades nos pátios, com a natureza. Além disso, as cuidadoras fazem os exercícios do desfralde, da retirada das mamadeiras e da autonomia na alimentação. E toda a proposta alimentar, inclusive, devidamente orientada por nutricionistas, está à disposição", detalha Núbia.

No bairro Santa Maria, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Papa João Paulo II atende a 60 famílias através do serviço de creche. A diretora da unidade de ensino, Silvana Santos, conta que algumas mães irão aproveitar os 15 dias de recesso para realizar funções específicas, como levar os meninos em consultas médicas ou aproveitar os dias livres para a convivência com seus familiares. A gestora ressalta que, até o dia 7, a criançada continuará na rotina da sala de aula.

"Além da garantia das cinco refeições diárias da creche integral, as crianças recebem o cuidado necessário e participam de atividades que favorecem o desenvolvimento infantil. Elas se alimentam adequadamente, participam de recreações com as cuidadoras, de banho de sol no jardim da escola, brincam no playground ou com os brinquedos em sala de aula, são inseridas em atividades de musicalização, dança e alongamento. Tudo para sempre bem acolher e atender esta comunidade", explana Silvana.

No bairro Porto Dantas, famílias das crianças alunas da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Berenice Campos, se mostram satisfeitas com o serviço da creche e exaltam o trabalho de desenvolvimento pedagógico. "Os alunos continuam conosco até o dia 7 e, até lá, recebem todo o atendimento pedagógico e assistencial. Conscientizamos a comunidade a respeito do cronograma, que o filho deverá continuar frequentando a escola, e sobre o recesso. A maioria comentou, até, ser importante o tempo em casa com a família", evidencia a diretora da unidade escolar, Raquel Firmo.

Greyce Kelly dos Santos, mãe da aluna Maria Joana Rodrigues, da Emei Berenice Campos, avalia de maneira positiva o acolhimento dedicado a sua filha pela unidade de ensino. "A creche me ajuda muito a conseguir trabalhar e minha filha tem se desenvolvido bastante. Tenho que parabenizar as cuidadoras, diretora e todos que a fazem. Para mim, é excelente", expressa.