Prefeitura avança na instalação de ecobarreiras em canais de Aracaju

Serviços Urbanos
25/01/2023 16h58

Nesta quarta-feira, 25, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), deu andamento à instalação de mais uma ecobarreira, desta vez na avenida Salatiel Santana, no bairro Olaria.
 
Desse modo, dois pontos da cidade passam a dispor do equipamento, cujo objetivo principal é reduzir os impactos ambientais provocados pelo acúmulo de lixo. O modelo piloto foi instalado na avenida Anísio Azevedo, em dezembro passado. 

Com estudos de viabilização iniciados há cerca de seis meses, o novo mecanismo de retenção do lixo, que possibilita o bloqueio do escoamento de resíduos flutuantes, vem sendo implementado em substituição às telas de contenção, idealizadas pela gestão municipal em 2018.
 
Conforme explica o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, o projeto sustentável de ecobarreiras consiste em uma medida eficaz na prevenção de consequências ambientais que, por sua vez, podem acarretar em impactos diretos à comunidades diversas.

“A finalidade começa por conter os materiais provenientes do descarte irregular para que este não adentre às galerias, obstruindo a saída das águas que vêm das vias, trazendo prejuízos à população no tocante ao transbordamento de canais e, consequentemente, alagamentos. Além disso, esse projeto conta com um forte olhar ambiental, uma vez que a capital sergipana tem a influência de manguezais em sua formação, ou seja, toda uma cadeia de ecossistema que não pode receber esses resíduos, incluindo, até mesmo, a contaminação de rios e mares”, ressalta Bruno.  

Nos canais revestidos e com volume de água, a exemplo do canal do bairro Olaria, apesar de parte do lixo retirado ser composto por itens que flutuam em sua superfície e, portanto, mais viáveis de serem removidos, o uso de ecobarreiras torna mais fácil também a remoção de rejeitos submersos, ampliando a conservação dessas áreas e estabelecendo uma maior prevenção ao entupimento da rede de drenagem. Somado a isso, itens com potencial reciclável, como plásticos e garrafas PET, recolhidos por meio do dispositivo, terão encaminhamento direto às cooperativas parceiras.

Satisfação
Alisson Henrique dos Santos, que trabalha na região do Olaria e passa frequentemente pela localidade, foi um dos que presenciaram a fixação da nova ecobarreira. Ao conhecer os benefícios gerados pelo uso do equipamento, o jovem demonstrou satisfação e afirmou está certo que a medida trará benefícios diretos à comunidade. 

“De vez em quando a gente se depara com lixo sendo jogado de qualquer forma e, até mesmo, dentro do canal, causando mal cheiro e mosquitos. Agora, eu acredito que deve melhorar bastante, coibindo para que não joguem lixo da forma incorreta e ajudando a manter o local mais limpo”, comenta Alisson. 

Próximas ecobarreiras
Nesta quinta-feira, 26, a Prefeitura de Aracaju dará prosseguimento à implantação das ecobarreiras com a instalação do equipamento na avenida José Conrado de Araújo, no bairro Industrial, zona Norte da cidade.
 
Além deste, outros cinco pontos da capital devem receber o dispositivo em breve: conjunto Médici (Luzia), Tramandaí (Jardins), avenida Airton Teles (Santo Antônio), conjunto Almirante Tamandaré (Santos Dumont) e travessa Iracema (Japãozinho).