População comemora construção de nova praça no bairro 18 do Forte

Obras e Urbanização
26/01/2023 09h10

Um terreno baldio, que antes era destinado ao descarte irregular de lixo e não tinha função social, será sinônimo de lazer e qualidade de vida para a população do bairro 18 do Forte. É que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), realiza a construção de uma nova praça entre as ruas São Gonçalo e Alto da Bela Vista, no bairro 18 do Forte.

A comunidade acompanha a obra ansiosa, e lembra o panorama antes da intervenção. “Aqui era bem deserto, tinha muito mato e lixo, então eu creio que essa obra vai ajudar o bairro e melhorar a qualidade de vida da gente. Isso é bem gratificante pra todos nós, ficamos bem agradecidos pelo trabalho da Prefeitura”, diz o pedreiro João de Deus, que reside na localidade há 40 anos.

Josefa Natalia, que é moradora da região há 17 anos, ressalta a necessidade de um ambiente limpo, que garanta uma boa convivência. “Agora com essa obra vai ser bom, vai ter limpeza, não vai mais aparecer ratos e outros animais nocivos que entram nas nossas casas. Vai ser uma coisa muito boa, dia de domingo as crianças vão poder brincar, ter lazer”.

Neusa Santos, que mora na localidade há mais de cinco décadas, diz que “a região vai ter uma nova cara”. “Vai ficar bonito. Vai dar valor ao lugar, vai ser bom pra passear, trazer suas crianças, vou poder trazer meus netos”, espera.

Para José Antônio, a praça vai mudar a forma como a região é vista. “Aqui era considerado como praça do rato e do lixo, mas graças a Deus vai sair uma coisa nova, vai ser maravilhoso. Eu estou animado, pelo menos acaba o matagal, o lixo e o surgimento de animais”.

Elenilson da Fraga Fontes demonstra a alegria com o novo equipamento público. “A gente está feliz, antes o pessoal colocava lixo em todo lugar, era horrível, mas vai ficar livre e bonita. Estou animado, não só eu como toda a comunidade, a gente vai ter um espaço bom para as crianças e os idosos”, anseia.

A obra
O espaço contará com passeios em concreto, seis equipamentos de ginástica ao ar livre, parque infantil, bancos e mesas, paisagismo e árvores, tudo isso em uma área ampla de, aproximadamente, 3,2 mil m². Para erguer a praça, a gestão municipal investe R$ 1.149.192,36.