Prefeitura realiza Seminário Festivo pelos 20 anos do Projeto Redução de Danos

Saúde
26/01/2023 17h30

Nesta quinta-feira, 26, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou Seminário Festivo em comemoração aos 20 anos do Projeto Redução de Danos (PRD), no auditório Antônio Vieira Neto, no bairro Siqueira Campos.

“Hoje estamos realizando este Seminário Festivo com uma programação conversando sobre o que é a redução de danos e trazendo a memória do PRD durante estes 20 anos. Realizamos a exposição de curta metragem com o tema RDCine: do vínculo à voz, enfatizando que é pelo vínculo que permitimos que as pessoas possam falar sobre si mesmas. Depois o professor e especialista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Tadeu Paula de Souza, referência do estudo de redução de danos como método clínico político”, explica o coordenador do PRD, Robert Carmo.

Presente no município desde 2002, o Projeto Redução de Danos, desde 2009, faz parte da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), atuando com a realização de estratégias de redução de danos, na prevenção de IST, visitas domiciliares e na distribuição de insumos (preservativos masculino e feminino, gel lubrificante e luvas) aos usuários de drogas do território, pessoas em situação de rua e profissionais do sexo.

O PRD é um serviço de educação em saúde que trabalha com a perspectiva ético-clínica de reduzir os danos sociais e à saúde, provenientes do uso prejudicial de álcool e outras drogas ou mesmo de outras demandas, como a de saúde sexual. A redução de danos se dá a partir de uma relação sem julgamentos e que reforce as multiplicidades do viver.

De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), Camila Albuquerque, mais do que um suporte à saúde, o PRD é o acolhimento emocional para quem está à margem.

“Então, com essa acolhida, conseguimos ofertar tanto cidadania e acesso a direitos, como o suporte emocional de quem, muitas vezes, se encontra naquela condição justamente por não ter tido o apoio que necessitava. Aracaju é o único município que mantém o Projeto de Redução de Danos vinculado a uma secretaria, fazendo parte do SUS Aracaju, fazendo parte dessa rede de saúde e de atenção às pessoas. Reforçamos que este cuidado não se faz apenas dentro do PRD, ele continua sendo transversal em todas as ações de Saúde”, enfatiza Camila.

Professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Sandra Raquel de Oliveira reforçou que é uma honra participar do evento. “Sempre temos este campo de PRD como prioridade nas ações da UFS, e na formação dos nossos alunos. O projeto traz uma ampliação de entendimento da atuação do psicólogo, mostrando que é uma rede muita forte na luta de uma sociedade sem manicômio e com tratamento em liberdade, acolhimento e entendimento. Que o nosso olhar para o outro seja atravessado por esse lugar simétrico de respeito às escolhas do outro, de cuidado integral, entendendo da responsabilidade e dando autonomia às pessoas”, reforça.

Para a trabalhadora Selma Carneiro Rodrigues que há 13 anos está no PRD, além de muitas histórias, alguns vínculos ficaram muito marcados neste trabalho de campo, principalmente com os profissionais do sexo.

“Fazemos visitas domiciliares, promovemos ações educativas nas escolas e em outras instituições, além de ações no território e nas cenas de uso. O trabalho, na maioria das vezes, é realizado em articulação com os Caps, Consultório na Rua e o departamento de IST/Aids e Hepatites Virais; além de outros parceiros. Através do diálogo, construímos um vínculo para o cuidado, acolhendo, orientando e encaminhando para o serviço que for necessário”, afirma.