Prefeitura alinha atuação no curso para implementação de Nupdecs no país

Agência Aracaju de Notícias
26/01/2023 17h20

Em continuidade ao planejamento para criação de um manual de como formar Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nupdecs) em municípios do país, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil de Aracaju, esteve reunida, na tarde desta quinta-feira, 26, com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) com a finalidade de alinhar a atuação para desenvolvimento do curso de implementação desses núcleos a nível nacional. 

Durante a reunião foi apresentada a metodologia que será desenvolvida no curso e a Defesa Civil de Aracaju, como integrante da comissão, vai avaliar se o conteúdo está de acordo com a tendência nacional de uma cidade cada vez mais resiliente, por meio da atuação dos núcleos. 

Conforme o gestor da Semdec, tenente-coronel Silvio Prado, a Defesa Civil de Aracaju se tornou uma referência ao criar os Nupdecs e, justamente por isto, foi convidado pela Sedec para compor a comissão que atuará para a formação de núcleos nos municípios em que os respectivos gestores se interessarem em implementar. 

“Recebemos o convite para participar dessa comissão, no ano passado, e estamos atuando para expandir essas ações Brasil a fora. Isso é fruto de uma experiência muito exitosa, por meio da parceria com as comunidades, e esse trabalho começou em 2017, quando a Prefeitura se inscreveu no programa Construindo Cidades Resilientes, uma iniciativa da Organização das Nações Unidades (ONU). De lá para cá, fortalecemos a atuação dos Nupdecs e, inclusive, alcançamos o nível mais alto dentro desse programa da ONU”, destaca o secretário. 

O conteúdo do curso é composto por videoaulas (com duração de até oito minutos), além da oferta de livros digitais (e-books), com material que abrangerá as análises de especialistas locais e as experiências vividas em cada uma dessas localidades. O intuito é tornar ainda maior a presença e a capacidade de atendimento dos Nupdecs, tendo em vista que Aracaju é uma referência nacional reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) no assunto.

Atualmente, a capital sergipana conta com dez Nupdecs implantados nas regiões definidas como áreas de risco de alagamentos, inundações ou deslizamentos de terra. Fazem parte desse grupo, moradores dessas áreas sensíveis da cidade, os quais estabelecem conexão entre suas comunidades e o órgão, atuando como importantes colaboradores para observação de possíveis riscos e rápida articulação com os órgãos da gestão municipal. 

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, define o papel dos núcleos como fundamentais para o desenvolvimento das ações do poder público. 

“Com a expansão dos núcleos, podemos dizer que formou-se uma família porque os grupos interagem entre si, estabelecem trocas e têm uma comunicação direta com a Defesa Civil. Todos se conhecem pelo nome e entendem as demandas. Com isso, junto aos órgãos municipais, construiu-se uma força-tarefa eficiente e que tem dado um feedback ágil à população, principalmente em situações de risco ou possibilidade de risco”, salienta Rabelo.